como-vender-mais-lingerie-pela-internet

Moda Íntima: Guia de Estratégias para vender mais online

Com uma demanda crescente por compras online, muitos empreendedores têm buscado formas de aumentar suas vendas no meio digital. Esse é o caso também do mercado de lingerie e moda íntima, que vem se destacando na internet com a oferta de peças de qualidade e diversidade de modelos.

Para te ajudar nessa empreitada, preparamos um guia com estratégias para vender mais online em parceria com a Garota Veneno, considerada a Melhor Lingerie de 2022 em votação popular no Prêmio Mercado Erótico Sensual e Bem Estar Íntimo. Confira abaixo:

Como começar a vender mais lingerie e moda íntima?

A primeira coisa a fazer quando se quer vender mais lingerie e moda íntima na internet é construir ou mesmo rever a construção da persona do seu negócio.

Pois é através dessa persona que você irá direcionar seus esforços com mais eficiência na produção de conteúdos orgânicos e pagos para atrair e fidelizar clientes.

A persona nada mais é do que a personificação do perfil do seu público alvo para facilitar o dia a dia da produção do seu conteúdo. Afinal, sabendo da faixa etária, preferências, estilo de vida e necessidades do seu público alvo, você terá mais assertividade em suas abordagens de marketing digital e até mesmo no atendimento aos seus clientes.

Atualmente há muitas formas de construir essa persona. Aqui vamos te apresentar a mais simples e fácil para você começar essa metodologia, mas vale a pena no futuro você pesquisar mais sobre o tema.

Passos para construir sua persona:

1º passo – Abra um documento no word onde você colocará os seguintes dados do perfil médio de seus clientes:

  • Gênero
  • Idade 
  • Cidade
  • Escolaridade
  • Estado Civil
  • Como é a rotina desse cliente em geral
  • Quais as necessidades desse cliente em geral
  • Quais redes sociais ele usa
  • Como ele se informa sobre marcas e produtos
  • Onde costuma comprar
  • Como ele ficou sabendo da sua loja

Uma boa forma de responder essas perguntas é fazendo uma pesquisa com esses dados entre seus próprios clientes. E você pode fazer isso pelo whatsapp ou mesmo pedindo para preencher um formulário em sua loja.

Caso você tenha um bom engajamento nas redes sociais, vale usar a enquete dos stories para fazer esta sondagem. Reúna as respostas mais parecidas e você terá um perfil médio de seus clientes para responder os tópicos acima.

2º passo – Dê um nome para essa persona e escolha uma foto na internet que simbolize essa persona. Muitos profissionais de marketing digital costumam até mesmo imprimir esse documento e colocar em sua área de trabalho para que sempre possam se inspirar na criação de seus conteúdos. Essa dica pode ser boa para você também.

A partir da definição da persona crie agora conteúdos que ajudem o seu site de vendas a aparecer nas primeiras colocações nos sites de busca, redigindo descritivos elaborados para seus produtos, alimentando o blog da sua loja com dicas sobre seus produtos direcionados para pessoas que sejam representadas pela sua persona.

Você irá perceber que também ficará mais claro para você como criar conteúdos relevantes para as redes sociais de sua loja, bem como segmentar de forma mais eficaz e certeira seus anúncios pagos nas redes.

Ao definir a persona da sua empresa você será capaz de acertar em cheio nas preferências de seus clientes. Foto: body da Garota Veneno

Por onde começar a vender lingerie e moda íntima?

Uma boa opção para quem está começando a vender lingerie e moda íntima é investir em plataformas de venda online, como lojas virtuais, marketplaces ou redes sociais. 

Essas opções oferecem facilidades e recursos para a criação de um negócio virtual, além de fornecer mais visibilidade para sua marca. 

Atualmente há várias plataformas de ecommerce prontas onde você contrata um plano que pode ser anual ou mensal para ter acesso há várias ferramentas para customizar a sua loja de acordo com as suas cores e logo, formas de entrega e pagamentos. Você só precisará colocar o seu domínio, além das fotos, descritivos e preços. 

A maioria dessas plataformas em suas versões pagas também oferecem um sistema de gestão de estoque, formulários de captação de dados de pessoas interessadas, disparo de newsletter para os cadastrados no site, além de gerar relatórios de navegação e conversão em vendas para te orientar nas estratégias de remarketing e abandono de carrinho, por exemplo.

Uma estratégia que dá muito certo na maioria dos casos é usar as redes sociais e os marketplaces como vitrines chamarizes para o seu site de venda e não utilizar essas ferramentas só como canais de venda. Por exemplo: suas redes sociais podem oferecer um conteúdo de valor de forma periódica para que fidelizar e engajar seus seguidores a admirarem sua marca a ponto de serem advogados dela para outras pessoas.

Dessa forma, você amplia sua visibilidade, o que também não impede de você trabalhar conteúdos mais diretos, que chamamos de fundo de funil, direcionados mais para a venda dos seus produtos de vez em quando.

Siga um nicho dentro das suas lingeries

Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante buscar um diferencial que chame a atenção do consumidor. Uma das formas de fazer isso é seguir um nicho dentro das lingeries, oferecendo peças específicas para determinado público, como por exemplo, lingeries plus size, lingeries para gestantes ou lingeries veganas. 

Essa estratégia permite que você se torne uma referência em um nicho e atraia clientes interessados ​​em produtos especializados.

Conjunto Plus Size da Garota Veneno

Invista em marketing digital para revenda

O marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas para aumentar suas vendas online. Investir em estratégias de marketing, como SEO, marketing de conteúdo e anúncios pagos, pode aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes para sua marca. 

O retorno desse investimento é diretamente proporcional ao seu conhecimento de marketing digital e o tempo para desenvolver as suas estratégias. Caso você não tenha ainda essas duas coisas, é melhor contratar uma agência ou profissional que faça isso por você.

E se essa for a melhor opção no seu caso, sugerimos que você escolha esse serviço de forma cuidadosa, optando por indicações de empreendedores em que você confia e que tenha expertise em marketing digital de moda íntima, visto que os algoritmos da maioria das plataformas virtuais ainda enxergam o conteúdo desse nicho como sensível, muitas vezes cobrando mais empenho e criatividade dos profissionais dessa área.

Invista em um marketplace reconhecido

Os marketplaces são plataformas que permitem que diversas marcas e vendedores vendam seus produtos em um mesmo local. Eles são uma opção interessante para quem está começando, já que oferecem visibilidade e confiança para sua marca. 

Algumas das opções mais conhecidas no mercado são a Amazon, Mercado Livre, Magalu, Americanas, Dafiti e Netshoes. Para utilizar essas plataformas, é importante estar atento às taxas e comissões cobradas e às políticas de venda.

É importante dedicar um tempo de leitura para as diretrizes que cada uma dessas opções possui para que você não perca seu perfil. Muitos ainda enxergam o mercado de lingerie e moda íntima de forma muito sensível, o que acaba afetando a performance dos anúncios. 

Sabendo dos limites que cada uma delas tem, nada impede que você adapte seus anúncios para que eles sejam bem aceitos e vendáveis.

Uma boa dica para anúncios e divulgação em marketplaces e redes sociais é optar por peças que esponham menos a pele das modelos como as camisolas longas
Foto: camisola da Garota Veneno

Cuide do relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é fundamental para fidelizá-lo e fazer com que ele volte a comprar em sua loja. É importante oferecer um atendimento de qualidade, responder às dúvidas e reclamações de forma rápida e eficiente e oferecer promoções exclusivas para seus clientes fiéis. Também é importante pedir feedbacks e sugestões para melhorar o seu serviço e atender às necessidades dos consumidores.

Por isso, é fundamental que, mesmo que seus canais de venda sejam virtuais, você tenha facilidade em usar os chats da loja virtual e das redes sociais, ou encaminhar essa comunicação para seu whatsapp, de forma a criar um atendimento mais personalizado para cada cliente.

Não ignore o potencial de venda do direct do Instagram ou de um inbox do Facebook. Muitas pessoas só conseguem decidir comprar em ambientes virtuais depois que conversam com os vendedores humanos por esses canais. Fica a dica.

Invista nas redes sociais

As redes sociais são uma das formas mais eficientes de divulgar sua marca e seus produtos para um público mais amplo. É importante escolher as redes sociais que mais se adequam ao seu público-alvo e investir em uma estratégia de marketing de conteúdo para engajar e atrair novos seguidores. 

As redes sociais permitem que você crie uma identidade visual para a sua marca e utilize recursos como stories, vídeos e lives para mostrar seus produtos e interagir com seus seguidores.

Não é aconselhável que você compre seguidores e fãs apenas para mostrar que é popular nas redes sociais. Essa prática irá lhe prejudicar a longo prazo, seja no engajamento e alcance de seus posts, seja em possíveis denúncias advindas de seguidores comprados, seja na censura dos algoritmos quando você for impulsionar seus posts.

Caso haja necessidade de um crescimento rápido dessas métricas é melhor a criação de uma estratégia impulsionada ou patrocinada dentro das próprias redes sociais seguindo sempre as diretrizes da comunidade, tornando o seu perfil mais amigável com os algoritmos dessas redes.

Outra maneira de divulgar a moda íntima nas redes sociais é colocando as peças em contextos do dia a dia, com dicas de sobreposições para looks diferenciados e charmosos.
Foto: Body da Garota Veneno

Faça promoções de revenda do seu nicho de roupa íntima

Por fim, as promoções são uma das formas mais efetivas de atrair novos clientes e aumentar suas vendas. Oferecer descontos em produtos específicos ou em uma determinada época do ano pode incentivar a compra e fidelizar o consumidor. 

Para criar promoções de sucesso, é importante definir um objetivo claro, bem como as regras de promoção e divulgação amplamente nas redes sociais e em seu site. Uma das estratégias mais aplicadas do momento é o cashback, onde o cliente, ao comprar acima de um determinado valor, ganha uma porcentagem de bônus em compras futuras.

Também há possibilidade de aplicar descontos progressivos em determinados valores de compras, além de bônus de descontos para quem indicar sua loja para novos clientes.

Lembre-se de que um cliente satisfeito pode se tornar um promotor da sua marca, recomendando-a para amigos e familiares.

Ao seguir essas estratégias, você poderá vender mais lingerie e moda íntima online e alcançar um público cada vez maior. No entanto, é importante lembrar que o sucesso de um negócio depende também do comprometimento e dedicação do empreendedor em oferecer produtos de qualidade, atendimento eficiente e inovação constante.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

juliana-santos-fontes

Psicóloga explica por que a solidão da mulher é gatilho para o comer emocional

A solidão gera ou agrava condições como ansiedade, estresse ou depressão, levando ao comer emocional. Nestes casos, a preferência é por alimentos ricos em açúcar e gorduras, que oferecem a sensação rápida de prazer, já que ativam o sistema límbico no cérebro, região que envolve as emoções e o mecanismo de ganho e recompensa. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics