peripecias-menopausicas

Peripécias Menopáusicas: websérie sobre o tabu da menopausa

Produção aborda o tema com comédia, informação científica e a experiência da própria criadora 

Julieta é uma artista de variedades que aos 37 anos recebe diagnóstico de menopausa precoce. Ela é a personagem principal da websérie Peripécias Menopáusicas, que estreiou no dia 28 de outubro e é composta por 15 episódios semanais publicados nas plataformas digitais Youtube, Instagram e Facebook. 

Na obra, a complexidade das informações, somada a sua imaginação fértil, seu desequilíbrio hormonal e a insônia constante, desencadeiam interpretações hilárias.

Mesmo no caos, a personagem mergulha em uma pesquisa sobre sua nova condição, encontrando na informação força e coragem para encarar os medos e tratamentos. Ela aceita as mudanças de hábitos que serão necessárias para permanecer viva e plena, na segunda metade da sua vida.

A websérie é baseada na história da sua atriz-criadora, a palhaça/comediante argentina Julieta Zarza. “Eu achava que um ciclo da minha maternidade estava se encerrando: gravidez de risco, parto, pós-parto, amamentação a livre demanda e, finalmente, o desmame. Estava ansiosa para voltar a minha vida.  Trabalhar, ter tempo, espaço e corpo para mim. Foi aí que esta palavra, totalmente inesperada, chegou na minha vida: menopausa. Foi como descobrir que minha data de validade estava vencida”.

Em sua pesquisa sobre o assunto, descobriu que não era a única. “Essa desinformação atinge milhares de pessoas nesta condição. Por absoluta falta de dados, algumas pessoas acham que é uma ‘fase gostosa, pelo menos não vai mais menstruar…’ ou ‘vai curtir a vida sem risco de engravidar!’. Ninguém fala ou discute sobre as dificuldades e os sintomas na perimenopausa nem sobre os riscos para a saúde que chegam com o climatério. Sofrendo com os muitos sintomas, me senti só, com medo e desinformada”.

Com ajuda, Julieta iniciou uma longa jornada de transformação e autoconhecimento, que incluiu tratamento médico, mudanças de hábitos e práticas de educação somática. “Como mulheres, somos a maioria da população e ainda assim faltam políticas públicas e a informação é inacessível” afirma.

O mais amplo estudo mundial sobre o assunto (SWAN – Study of Women’s Health Across the Nation) mostra que 80% das mulheres e homens trans sofrem com os sintomas em diferentes níveis de intensidade. Somente no Brasil, são mais de 18 milhões de pessoas nessa condição e até 2030 serão 1 bilhão de pessoas no climatério no mundo (OMS).

“Comecei a pensar em fazer algo para divulgar, para ajudar as pessoas. E essa ideia foi tomando várias formas. Como humorista comecei a me aprofundar no assunto buscando formas de abordá-lo de forma leve mas compromissada”.

Personagens e elenco

Julieta encarna uma versão caricaturesca dela mesma, em esquetes dinâmicas e um pouco nonsense sobre o dia a dia na sua condição. Outros personagens que interagem nesse contexto da realidade são sua amiga Ana Luiza Bellacosta e a sua filha.

Inúmeros personagens da imaginação da Julieta surgem como mistura de suas pesquisas noturnas em suas insônias intermináveis.

Estas são personificações de fisiologia, partes do corpo e até de sintomas, como A insônia, uma workaholic que chega durante a noite para lembrá-la dos compromissos urgentes; o Gari do Sono, que chega para punir hábitos que atrapalham o bom dormir; as Narradoras Esportivas, que narram uma noite de fogachos, personagens que parodiam a TV dos anos 80; a Latin Blogger, influencer que usufrui de todos os estereótipos de latinidade. 

O elenco também conta com participações especiais de Samara FelippoElidio SannaGustavo Miranda Angel, Regina Volpato, Elisa Carneiro e Larissa Mauro. 

A série conta, ainda, com a participação de 12 profissionais da saúde, especialistas em saúde da mulher: Aida Kellen, Beatriz Tupinambá, Bruna Oneda, Daniela Cyrulin, Fatima I. Oladejo, Joele Lerípio, Luciana França, Mariana Lemos Prado, Mônica Lopes, Patricia Gracitelli, Ruth Clapauch e Simone Medeiros.

Trilha

A trilha sonora original é assinada por Ana Galganni com colaboração da criadora da série. 

Um dos episódios conta com trilha da banda Francisco el Hombre.

Sobre a criadora

Julieta Zarza, argentina, intérprete e criadora de grande produção autoral. Trabalhou na Espanha, Chile, Bolívia, Peru, Argentina e Brasil, onde mora e desenvolve uma intensa atividade cultural desde 2006. “Milonguita de dos”, seu primeiro filme como realizadora, em parceria com o premiado Carlos Lascano, recebeu a Menção Honrosa no Festival 5 minutos 2012, de Salvador. (https://youtu.be/Et3c-1MyfPk) Trabalhou como atriz com os diretores, João Paulo Procópio, Lara Campedelli, Rafael Lobo e Carlos Lascano. (https://youtu.be/XeEGYiCcEXg) È atriz protagonista do filme “Marés” Longa de João Paulo Procópio 2019- Pavirada Filmes – Elo Company. (https://youtu.be/9NKWol4O8Z4 ). Realizou a campanha “Mãos”, para a Caixa Econômica Federal, como atriz principal, equipe de criação e preparação de elenco. Nova S/B. Cara de Cão. Brasília 2012.( https://youtu.be/2p9KiKnwyzU) Assina a produção executiva de “Todas as Rosas são para Lola” , (Curta Metragem Animação de Carlos Lascano) . Como artista de variedades, palhaça e maga circula com seus solos Mini Cabaré Tanguero (https://youtu.be/DQ1xrRbf8IE) e Planeta Zulpeta por Festivais e programações pelo Brasil e América Latina. Também atua com arte-educação em vivências e palestras corporativas. É criadora da Websérie Peripécias Menopáusicas.

Serviços:

Websérie em 15 episódios semanais e publicados nas plataformas digitais Youtube, Instagram e Facebook.

Links: 

Youtube: Peripécias Menopáusicas

Instagram: @peripeciasmenopausicas

Facebook: Peripécias Menopáusicas

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

primeiro-encontro

Primeiro encontro: 70% dos solteiros se surpreendem com aparência real do Crush

Além das expectativas em relação à aparência física do Crush nos encontros, o crescente uso de filtros de imagem para aprimorar as fotos têm impactado significativamente a experiência nos aplicativos de namoro. A pesquisa, realizada em abril, ouviu mais de 3 mil usuários no Brasil e revela diferenças geracionais marcantes sobre a maneira como as pessoas se apresentam e suas preferências por perfis. Saiba mais aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics