peripecias-menopausicas

Peripécias Menopáusicas: websérie sobre o tabu da menopausa

Produção aborda o tema com comédia, informação científica e a experiência da própria criadora 

Julieta é uma artista de variedades que aos 37 anos recebe diagnóstico de menopausa precoce. Ela é a personagem principal da websérie Peripécias Menopáusicas, que estreiou no dia 28 de outubro e é composta por 15 episódios semanais publicados nas plataformas digitais Youtube, Instagram e Facebook. 

Na obra, a complexidade das informações, somada a sua imaginação fértil, seu desequilíbrio hormonal e a insônia constante, desencadeiam interpretações hilárias.

Mesmo no caos, a personagem mergulha em uma pesquisa sobre sua nova condição, encontrando na informação força e coragem para encarar os medos e tratamentos. Ela aceita as mudanças de hábitos que serão necessárias para permanecer viva e plena, na segunda metade da sua vida.

A websérie é baseada na história da sua atriz-criadora, a palhaça/comediante argentina Julieta Zarza. “Eu achava que um ciclo da minha maternidade estava se encerrando: gravidez de risco, parto, pós-parto, amamentação a livre demanda e, finalmente, o desmame. Estava ansiosa para voltar a minha vida.  Trabalhar, ter tempo, espaço e corpo para mim. Foi aí que esta palavra, totalmente inesperada, chegou na minha vida: menopausa. Foi como descobrir que minha data de validade estava vencida”.

Em sua pesquisa sobre o assunto, descobriu que não era a única. “Essa desinformação atinge milhares de pessoas nesta condição. Por absoluta falta de dados, algumas pessoas acham que é uma ‘fase gostosa, pelo menos não vai mais menstruar…’ ou ‘vai curtir a vida sem risco de engravidar!’. Ninguém fala ou discute sobre as dificuldades e os sintomas na perimenopausa nem sobre os riscos para a saúde que chegam com o climatério. Sofrendo com os muitos sintomas, me senti só, com medo e desinformada”.

Com ajuda, Julieta iniciou uma longa jornada de transformação e autoconhecimento, que incluiu tratamento médico, mudanças de hábitos e práticas de educação somática. “Como mulheres, somos a maioria da população e ainda assim faltam políticas públicas e a informação é inacessível” afirma.

O mais amplo estudo mundial sobre o assunto (SWAN – Study of Women’s Health Across the Nation) mostra que 80% das mulheres e homens trans sofrem com os sintomas em diferentes níveis de intensidade. Somente no Brasil, são mais de 18 milhões de pessoas nessa condição e até 2030 serão 1 bilhão de pessoas no climatério no mundo (OMS).

“Comecei a pensar em fazer algo para divulgar, para ajudar as pessoas. E essa ideia foi tomando várias formas. Como humorista comecei a me aprofundar no assunto buscando formas de abordá-lo de forma leve mas compromissada”.

Personagens e elenco

Julieta encarna uma versão caricaturesca dela mesma, em esquetes dinâmicas e um pouco nonsense sobre o dia a dia na sua condição. Outros personagens que interagem nesse contexto da realidade são sua amiga Ana Luiza Bellacosta e a sua filha.

Inúmeros personagens da imaginação da Julieta surgem como mistura de suas pesquisas noturnas em suas insônias intermináveis.

Estas são personificações de fisiologia, partes do corpo e até de sintomas, como A insônia, uma workaholic que chega durante a noite para lembrá-la dos compromissos urgentes; o Gari do Sono, que chega para punir hábitos que atrapalham o bom dormir; as Narradoras Esportivas, que narram uma noite de fogachos, personagens que parodiam a TV dos anos 80; a Latin Blogger, influencer que usufrui de todos os estereótipos de latinidade. 

O elenco também conta com participações especiais de Samara FelippoElidio SannaGustavo Miranda Angel, Regina Volpato, Elisa Carneiro e Larissa Mauro. 

A série conta, ainda, com a participação de 12 profissionais da saúde, especialistas em saúde da mulher: Aida Kellen, Beatriz Tupinambá, Bruna Oneda, Daniela Cyrulin, Fatima I. Oladejo, Joele Lerípio, Luciana França, Mariana Lemos Prado, Mônica Lopes, Patricia Gracitelli, Ruth Clapauch e Simone Medeiros.

Trilha

A trilha sonora original é assinada por Ana Galganni com colaboração da criadora da série. 

Um dos episódios conta com trilha da banda Francisco el Hombre.

Sobre a criadora

Julieta Zarza, argentina, intérprete e criadora de grande produção autoral. Trabalhou na Espanha, Chile, Bolívia, Peru, Argentina e Brasil, onde mora e desenvolve uma intensa atividade cultural desde 2006. “Milonguita de dos”, seu primeiro filme como realizadora, em parceria com o premiado Carlos Lascano, recebeu a Menção Honrosa no Festival 5 minutos 2012, de Salvador. (https://youtu.be/Et3c-1MyfPk) Trabalhou como atriz com os diretores, João Paulo Procópio, Lara Campedelli, Rafael Lobo e Carlos Lascano. (https://youtu.be/XeEGYiCcEXg) È atriz protagonista do filme “Marés” Longa de João Paulo Procópio 2019- Pavirada Filmes – Elo Company. (https://youtu.be/9NKWol4O8Z4 ). Realizou a campanha “Mãos”, para a Caixa Econômica Federal, como atriz principal, equipe de criação e preparação de elenco. Nova S/B. Cara de Cão. Brasília 2012.( https://youtu.be/2p9KiKnwyzU) Assina a produção executiva de “Todas as Rosas são para Lola” , (Curta Metragem Animação de Carlos Lascano) . Como artista de variedades, palhaça e maga circula com seus solos Mini Cabaré Tanguero (https://youtu.be/DQ1xrRbf8IE) e Planeta Zulpeta por Festivais e programações pelo Brasil e América Latina. Também atua com arte-educação em vivências e palestras corporativas. É criadora da Websérie Peripécias Menopáusicas.

Serviços:

Websérie em 15 episódios semanais e publicados nas plataformas digitais Youtube, Instagram e Facebook.

Links: 

Youtube: Peripécias Menopáusicas

Instagram: @peripeciasmenopausicas

Facebook: Peripécias Menopáusicas

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

dismorfia-corporal

Como a busca pela estética pode evidenciar a dismorfia corporal

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), ou dismorfia corporal, é caracterizado pela distorção na percepção do indivíduo a respeito de sua aparência, gerando uma preocupação excessiva com um ou mais defeitos ou falhas em sua aparência física que não são observáveis, parecem leves para os outros ou sequer existem. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics