9 sinais pra você saber se pegou uma doença sexual

9 sintomas de que você pode ter uma IST e deve procurar um médico o mais rápido possivel

Eu comecei a dormir com um cara novo há algumas semanas e ele disse que tinha feito o teste hiv recentemente e não tinha nada. Eu confiei nele na época, mas agora eu não tenho tanta certeza, porque eu notei algumas feridas estranhas em minhas partes íntimas. Eu estou querendo saber como saber se o que estou sentindo é uma DST ou outra coisa . Eu comecei a busca de imagens do Google e fiquei super assustado muito rapidamente. Eu só quero saber se eu deveria ir ao médico ou se isso é definitivamente algo não relacionado que irá embora por conta própria. 

R: Discutir sintomas quando você está falando sobre infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) pode ser um pouco complicado. A maioria dos sintomas associados a uma IST específica também pode ser outra coisa. Por outro lado, a maioria das pessoas que tem nem sabem que estão infectados. No entanto, existem sintomas específicos associados a cada infecção viral, bacteriana ou parasitária que compõe a maior categoria de ISTs. E é bom saber quais são esses sintomas potenciais, de modo que, se você os notar em si mesmo (ou alguém próximo a você), pode procurar tratamento medico.

1. Dói quando você faz xixi

Se você usou o mesmo brinquedo sexual tanto em você como em seu parceiro ou com múltiplos parceiros, ele poderia transmitir uma infecção de pessoa para pessoa, assim como fazer sexo com eles. Para evitar que isso aconteça, é recomendado o uso de métodos de barreira e higiene. Se sentir dor durante a micção, informe o seu médico, pode ser algo relacionado ao uso do brinquedo. Pode também não ser uma IST, mas se não for, provavelmente ainda é algo que precisa de tratamento.

2. Dói quando você tem relações sexuais

Embora não seja comum, também é possível que uma IST em uma parte do seu corpo (como sua vagina ou ânus) se espalhe para outra parte. Essa é uma das muitas razões pelas quais você deve sempre lavar seus brinquedos sexuais depois de usá-los. Se você está prestes a colocar um brinquedo usado recentemente em algum outro lugar do seu corpo, lave-o ou coloque um novo preservativo em volta dele. A clamídia, a gonorréia, a tricomoníase e o papilomavírus podem causar esse sintoma. Se você está experimentando sexo doloroso, definitivamente fale com o seu médico. Há também uma série de outras coisas que também poderiam ser, como endometriose por exemplo, portanto, procure um medico.

3. Seu corrimento vaginal é diferente do habitual

Corrimento vaginal com cor, aspecto e cheiro diferente do habitual, são sintomas preocupantes. Se ficar amarela ou cinza-esverdeada e espumosa, espumosa e fedorenta procure tratamento.

4. Sua vagina é só coceira

Uma vagina com comichão é outra marca registrada de que tem algo errado acontecendo lá. Coceira pode significar um monte de coisas diferentes, mas as opções de ITD incluem gonorréia, clamídia, HPV, tricomoníase, piolhos pubianos (também chamados de chatos) e sarna.

5. Sua área genital está vermelha

Vermelhidão significa irritação, que é totalmente um efeito colateral das ISTs – e uma tonelada de outras coisas. A sarna vem com uma erupção que tem pequenos inchaços vermelhos e bolhas com linhas finas de vermelho, marrom ou cinza . Então, se você vir esse tipo de vermelhidão, vá ao médico para tratamento.

6. Você tem verrugas

Apenas uma IST causa verrugas e isso é HPV. Nem todas as cepas de HPV causam verrugas, mas se você acabar com uma cepa, verá as verrugas em forma de couve-flor em sua região genital. Você pode ir ao seu médico para removê-los, se quiser, mas infelizmente o seu médico não poderá se livrar do vírus medicamente. Felizmente, seu corpo geralmente se livra do vírus em poucos meses, com a maioria das infecções por HPV sendo eliminadas em dois anos.

7. Você tem feridas

Algumas ISTs podem causar feridas ou bolhas. Feridas do vírus herpes simplex podem aparecer em sua região genital ou ao redor de sua boca. Essas pequenas bolhas cheias de líquido estouram, deixando para trás úlceras dolorosas que podem levar até três semanas para cicatrizar. Felizmente, isso não acontece com frequência para a maioria das pessoas, e embora o herpes seja incurável, existem medicamentos que você pode tomar para suprimir esse sintoma infeliz.

Feridas também pode ser um sinal de que você tem sífilis no Estágio Um. Nas primeiras três semanas depois de ser infectada com sífilis, as pessoas pegam uma ou algumas feridas em sua região genital , exatamente onde foram infectadas. Essas feridas são indolores, então, se você não as vê, talvez nem saiba que elas estão lá. No entanto, eles são bons para perceber porque se você não tratar sua sífilis cedo, você terá mais do que pequenas feridas para tratar – e infelizmente os estágios posteriores são muito mais difíceis do ponto de vista médico e podem incluir danos nos órgãos, demência, paralisia, e morte. Então, se você tem feridas, vá fazer o teste o mais rápido possível para ter certeza de que não estão relacionadas à sífilis.

8. Você tem dor pélvica

A dor pélvica pode ser causada por muitas coisas diferentes, mas o principal culpado é a doença inflamatória pélvica. Essa situação dolorosa é quando seus órgãos reprodutivos são infectados. A infecção é geralmente causada por uma IST bacteriana, especificamente clamídia ou gonorréia. No entanto, você também pode obter esta inflamação a partir de uma inserção do DIU. Portanto, se a sua pélvis não parecer boa, vá ao médico para que você possa remover qualquer infecção bacteriana.

9. Você está experimentando sintomas semelhantes aos da gripe

Finalmente, se você pensa que está com gripe (estou falando de febre, calafrios, dor de cabeça, dor, cansaço), mas acontecem algumas semanas depois de um encontro sexual, essas sensações podem ser o seu corpo lutando contra uma IST. Algumas pessoas infectadas pelo HIV recebem o que é chamado de infecção aguda pelo HIV, que se parece com a gripe. Os sintomas da hepatite C também incluem esses sintomas, associados a comichão na pele, náuseas, xixi de cor mais escura ou amarelamento da pele e da parte branca dos olhos, o que é chamado de icterícia. Finalmente, além de coceira, os piolhos púbicos podem causar uma pequena febre .

Portanto, se você sentir que está gripado, mas também está preocupado com as ISTs, é uma boa ideia fazer o teste para ter certeza de que está lidando com um vírus da gripe e não com uma IST.

As ISTs são um fato da vida das pessoas sexualmente ativas. É provável que você encontre um durante sua vida, não importa o quanto faça para praticar o sexo seguro. No entanto, conhecer os sinais é importante, porque quanto mais cedo você souber que tem uma IST, mais cedo poderá obter tratamento – seja uma cura para aqueles que são curáveis ​​ou medicamentos para controlar os efeitos colaterais e prevenir a transmissão para aqueles que atualmente não tem curas.

Lembre-se que a única maneira verdadeira de saber se você tem uma IST ou DST específica é fazer o teste . Por isso, se notar algum destes sintomas, dirija-se à um posto de saúde para obter a confirmação e, em seguida, obtenha a ajuda de que precisa!

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

Autor Paula Aguiar

Publicitária, Consultora e expert em Mercado Erótico, Escritora e empresária. Atua no Mercado Erótico Brasileiro desde o ano 2000. Autora de 17 livros de negócios e sobre produtos eróticos para os consumidores. De 2010 a 2017, presidiu a ABEME – Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico. Citada em mais de 100 teses universitárias e livros de sexualidade sobre o tema. Desenvolve e projeta produtos eróticos e cosméticos sensuais para os maiores players do setor. Criadora do primeiro seminário de palestras para empresários do mercado erótico em 2006. Apoiadora e partícipe dos mais importantes eventos eróticos do mundo. Também idealizadora do Prêmio Melhores do Mercado Erótico e Sensual que, desde 2016, anualmente elege as melhores empresas, as inovações, os produtos mais queridos e desejados e as ações que estimularam o desenvolvimento do setor. É fundadora e co-autora do site MercadoErótico.Org.

LEIA TAMBÉM

auto-amor

Exercitar autoamor é fundamental para se tornar mais leve e confiante

Segundo a psicóloga e arteterapeuta Ciça Rocha, na trajetória para aumentar o amor e o cuidado a si mesmo sete passos são essenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics