o-que-e-sexonia

Você sabe o que é sexônia?

Tipo raro de parassonia pode acometer algumas pessoas com uma espécie de sonambulismo sexual.

Considerada como um distúrbio do sono, a sexônia pode levar os seus portadores a se masturbarem, fazerem vocalizações sexuais, tocarem seus pares e até iniciarem relações sexuais ou atingirem orgasmos – tudo enquanto estão dormindo!

Segundo um estudo realizado em 2017, apenas 17 casos foram relatados em 16.000 pacientes estudados, sendo que 47% dos pacientes tinham um histórico de sonambulismo e/ou terrores noturnos.

Isso pode explicar porque a maioria das pessoas que sofrem dessa doença também não se lembram de nada ao acordar sobre o que fez ou disse durante a noite, bem como podem acordar confusos.

Assim como outros distúrbios do sono, como insônia e sonambulismo, certos comportamentos e atividades podem agravar a sexônia, como estresse ou ansiedade, consumo de álcool, privação de sono, más condições de sono, viajar e até dividir a cama.

Afetando os homens na proporção de 3:1, com maior incidência entre os mais jovens adultos, a sexônia pode variar em frequência de indivíduo para indivíduo.

Entre as mulheres portadoras dessa condição, existe uma predominância da masturbação como comportamento sexual durante o sono. Em contrapartida, entre os homens, esses comportamentos tendem a variar mais.

Sexônia X Polução Noturna

É importante lembrar que os episódios de Sexônia não tem nada a ver com a Polução Noturna.

A sexônia, assim como sonambulismo e o terror noturno, é categorizada como um distúrbio do sono do tipo parassonia do sono não-REM, acontecem em zonas limítrofes do ciclo das fases do sono, em que a consciência adormece, mas a parte motora nem tanto.

Por isso, se caracteriza por ações como masturbação, gemidos e até mesmo toques nos parceiros, porém com dificuldade para despertar do sono.

Já no caso da Polução Noturna é uma ejaculação noturna que acontece de forma involuntária durante o sono, na fase REM, geralmente quando se tem um sonho erótico, como consequência da fisiologia do orgasmo e sem ações motoras como a masturbação, por exemplo.

O que pode também acontecer com as mulheres tendo orgasmos involuntários enquanto dormem.

Diagnóstico e tratamento

Em geral, os portadores de sexônia não sabem de sua condição, até que pessoas próximas, como seus parceiros, familiares e colegas de quarto lhe avisem de seus comportamentos durante o sono.

Embora seja rara, a sexônia é tratável, podendo ser controlada. É diagnosticada em uma clínica do sono.

O tratamento inclui a redução do consumo de drogas e álcool, e observação e acompanhamento de outros distúrbios do sono que possam estar combinados, além de outros fatores como ansiedade, estresse e depressão subjacentes.

Alguns especialistas recomendam também a terapia para ajudar a processar sentimentos negativos inconscientes que podem estar desencadeando a sexônia.

Para os casais em que haja ocorrência de sexônia, a comunicação aberta é essencial, pois a questão do consentimento pode se tornar um problema para parceiros dos portadores da doença.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

dismorfia-corporal

Como a busca pela estética pode evidenciar a dismorfia corporal

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), ou dismorfia corporal, é caracterizado pela distorção na percepção do indivíduo a respeito de sua aparência, gerando uma preocupação excessiva com um ou mais defeitos ou falhas em sua aparência física que não são observáveis, parecem leves para os outros ou sequer existem. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics