sexo-na-velhice

Sexo: como enfrentar os desafios da idade?

As transformações fisiológicas e emocionais que surgem com a idade trazem desafios à relação e à intimidade. Conheça seis dicas essenciais para ajudar a enfrentar e a adaptar-se às mudanças.

Por Jorge Sousa*

Sexo pode ter idade para começar, mas nunca para terminar. Manter uma vida sexual ativa em todas as idades, mesmo nas mais avançadas, tem inúmeros benefícios, tanto para a saúde do corpo, como da mente, proporcionando uma maior qualidade de vida.

É certo que o processo de envelhecimento traz mudanças fisiológicas. Na mulher, com a menopausa, por exemplo, a diminuição drástica de estrogénio atinge o desejo e a lubrificação. Já no corpo masculino, a produção de testosterona começa a cair, aos poucos, a partir dos 40 anos, o que pode traduzir-se em situações de impotência (disfunção erétil) e de diminuição do desejo sexual.

Segundo Irina Marques, especialista em Sexologia Educacional e diretora da Flame Love Shop, marca portuguesa de complementos para a vida sexual, “é indispensável perder o medo ou a vergonha de falar sobre estas situações, saber partilhar com os parceiros e procurar ajuda especializada, em qualquer idade, sempre que necessário”.

Depois, há o processo de adaptação às transformações. Enfrentar os desafios originados pelas mudanças da idade “requer um novo olhar sobre a intimidade e outras formas de dar e sentir prazer“. Também o lado emocional não deve ser esquecido, pois “a sexualidade inclui o amor, o carinho e a partilha com o outro“, sublinha a especialista da Flame Love Shop.

Finalmente, as vantagens da maturidade. Com o avançar da idade, os indivíduos tendem a alcançar um melhor entendimento, não só de si próprios – do seu corpo e da sua mente -, como do outro que está ao seu lado. Para Irina Marques, “o autoconhecimento, a autoestima, a habilidade comunicativa e a perda de inibições à medida que a vida avança são aspetos positivos para as relações e a intimidade“.

Seis dicas para enfrentar os desafios da idade:

1. Vá sem pressas

Comece por saber (e aceitar) que a relação sexual não vai ser sempre igual. O ritmo sofre alterações com a idade e o corpo deixa de aguentar maratonas sexuais ou penetração por muito tempo, no caso dos homens. Por isso, adapte-se e vá com calma que o caminho para o orgasmo não necessita de ser em velocidade.

2. Não poupe no lubrificante

Com a menopausa, as mulheres também sofrem alterações fisiológicas e a vagina perde lubrificação, o que pode provocar dor e desconforto. Por isso, adquira um bom lubrificante e não o poupe na hora de usar.

3. Descubra novas formas de prazer

A procura pode ser tão excitante, como a descoberta de novas formas de prazer. Lembre-se que sexo não é penetração. Invista no toque, nos beijos, na massagem, na masturbação, no sexo oral ou até em novas posições.

4. Traga acessórios para a intimidade

Deixe a vergonha de lado e traga acessórios sexuais para a intimidade porque eles são excelentes aliados na conquista do prazer. Por exemplo, a mulher pode ganhar satisfação com um vibrador e o homem com um anel peniano, que segura a ereção por mais tempo.

5. Conheça o poder dos estimulantes

Os estimulantes podem ser muito úteis para quem tem dificuldades leves a moderadas na ereção. Apesar de existirem muitas opções naturais, é importante aconselhar-se previamente com o seu médico antes de experimentar.

6. Torne as suas fantasias reais

Com o envelhecimento não tem de deixar de sonhar. Explore as fantasias que ainda não concretizou e construa novos desejos. Lingeries, roupas sexy que representam personagens ou jogos eróticos são excelentes complementos.

* Texto enviado por Jorge Sousa nosso correspondente em Lisboa.

Autor Correspondente

Viu alguma coisa que pode virar notícia para o Mercado Erótico? Viajou, visitou lugares interessantes, entrevistou pessoas marcantes que possam contribuir para os leitores desse site? Envie-nos seu material que publicamos aqui em regime de colaboração! Entre em contato conosco pelo email: contato@mercadoerotico.org

LEIA TAMBÉM

prolapso-vaginal

Prolapso vaginal: o que é e como tratar?

O prolapso vaginal é a descida de um ou mais órgãos pélvicos, como bexiga, útero ou reto, em direção à vagina. Apesar de ser mais comum em mulheres após o parto, também pode afetar mulheres que nunca engravidaram. Saiba quais são os sintomas, como prevenir e tratar o prolapso vaginal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics