congresso brasileiro de sexualidade humana

De 12 a 14 de setembro: XVII Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana

O Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana é um evento científico bianual destinado para profissionais e estudiosos da sexualidade humana. E também para estudantes de graduação de áreas similares e de pós-graduação. Além de representantes e gestores de organizações ou de projetos ligados à sexualidade, autoridades governamentais das áreas de saúde, educação, justiça e outras.

Sua característica interdisciplinar explora a pluralidade de investigações e ações que buscam o desenvolvimento científico e social na temática.

Para esta edição foi escolhido o tema” Sexualidade: o saber que liberta”. A principal contribuição do CBSH é educacional. Promove a disseminação aos profissionais, estudiosos e interessados na área da sexualidade os conhecimentos sobre o tema principal. Além de outros assuntos gerados nos últimos anos, mediante a apresentação de trabalhos que serão analisados pela comissão científica.

“Não podemos mais permitir o ‘analfabetismo na sexualidade’, já que ela é parte integrante e fundamental para o bem-estar e qualidade de vida de cada indivíduo e da coletividade. A sexualidade engloba o sexo, identidades e questões de gênero, orientação sexual, erotismo, prazer, intimidade e reprodução. Ela é experimentada e expressa através de pensamentos, ações, sentimentos, desejos e fantasias. A informação e o conhecimento são a base para o exercício de uma sexualidade saudável” afirma Cristina Hahn, Presidente do XVII CBSH.

Integração, transdisciplinaridade e intercâmbio

No aspecto político-científico, a ideia é integrar para um trabalho cooperativo transdisciplinar. Buscar pela desfragmentação e descentralização de saberes, características que dificultaram o crescimento e diálogo na área nos últimos anos.

A oportunidade do intercâmbio também é destacada como uma contribuição. Para possibilitar os interessados em acessar diretamente fontes significativas de trabalho na área.

“Acreditamos que através de destas ações estimularemos a diversidade de pesquisas, estudos e ações que buscam o desenvolvimento científico, social e educacional na área da sexualidade”, explica Cristina.

Por isso, a localidade foi cuidada de maneira estratégica, sendo escolhida Natal/RN que nunca recebeu o evento antes. É uma cidade de importante fator indutor para atração do público. 

O evento contribui ainda para renovação do campo. Proporciona um acesso diferenciado nas inscrições aos profissionais da educação básica, frequentemente próximos as primeiras informações demandadas acerca da sexualidade. E é voltado também a estudantes de graduação e pós-graduação, modalidade mais carente de fontes de informação técnica-profissional devido à ausência de disciplinas específicas na formação superior.

 

Programação rica e atualizadora

O Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana é o  maior evento nacional desse segmento. Deverá reunir  cerca de 500 pessoas. Entre os palestrantes estão os maiores expoentes da sexualidade do Brasil e da América Latina.

A programação prevê cursos pré congresso, debates, simpósios, conferências, minicursos, mesas redondas, temas livres (posteres) nas modalidades clínica, educacional e sociocultural. Além de vivências, sessões de casos clínicos. Confira a Programação Completa Aqui.

E pela segunda vez acontecerá também a Mostra “Sexualidade Contemporânea nas Artes e na Literatura”.

Com objetivo de ampliar o olhar sobre a Sexualidade através de expressões criativas e reflexivas, a exposição coletiva de trabalhos nas áreas de arte (pintura, escultura, fotografia, dentre outros) e/ou literatura (poemas e textos) pode ser visitada de forma gratuita, por todo  o público que frequentará o congresso.

PRÊMIO AMPARO CARIDADE: TRABALHO CIENTÍFICO E MÍDIA DIGITAL

Para estimular o desenvolvimento da área da sexualidade, a Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (SBRASH) também irá premiar duas categorias de produção:

  • a primeira em trabalhos científicos, visando estimular profissionais que mantém em suas atividades o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos/projetos e, consequentemente, o desenvolvimento da área da sexualidade no plano científico.
  • a segunda celebrará a disseminação e o alcance das novas tecnologias na produção do conhecimento social e serão premiadas produções em vídeo.

A homenageada no XVII Congresso de Sexualidade Humana será a Psicóloga AMPARO CARIDADE.

A pernambucana Amparo era muito querida e admirada por seu trabalho. Psicóloga clínica, mestre em Antroplogia, Profª. da Universidade Católica de Pernanbuco, Coordenadora de Curso de Pós graduação em Sexualidade Humana nesta Universidade, foi Membro fundador da ISES – Instituto de Sexologia e Educação Sexual em Recife. Também atuou como Colunista de Jornal em Recife sobre Sexualidade.

Foi Membro da Sbrash desde o primeiro Congresso da Sociedade, no Rio de Janeiro em 1989. Um processo que daí em diante não mais parou. Presente em Artigos para a Revista, Participante em mesas, trabalhos, conferências, Comissões, Conselhos, Diretoria e por fim, organizou o IX Congresso Brasileiro de Sexualidade Humana, em sua querida e nordestina cidade – Recife.

Em 2010 foi Vice presidente da SBRASH. Ano em que faleceu em 30 de junho. Deixou um legado de conhecimento, de experiências e de grandes amigos. Escreveu sobre afetos, emoções, relações familiares e, sobretudo, contribuiu para o crescimento da Sexologia no Brasil.

Ainda dá tempo de se inscrever para assistir toda a programação! Acesse esse link para saber como participar!

 

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

Dia do Choro- homem também pode chorar

Entenda como “segurar o choro” pode afetar a saúde mental 

No Dia Nacional do Choro (23), especialistas do CEJAM explicam como a anulação de sentimentos pode prejudicar o bem-estar. O tabu que existe em torno do assunto, principalmente por conta da pressão social sobre o masculino, enfatiza a ideia de que eles devem ser fortes e controlados emocionalmente, evitando expressar qualquer tipo de vulnerabilidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics