varicocele infertilidade

Varicocele pode causar infertilidade no homem

Especialista esclarece como autoexame pode ajudar na identificação inicial da varicocele e como tratá-la

A varicocele é uma doença que causa a dilatação das veias testiculares. E pode comprometer a fertilidade masculina.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Varicocele é responsável por 40% da infertilidade masculina.

Essa condição acontece pela posição vertical do homem, que predispõe a dificuldade de drenagem venosa dos testículos através do cordão espermático.

Apesar de a Varicocele ser assintomática na maioria das vezes, o aumento do volume escrotal, a dor testicular e sensação de peso são alguns dos sinais mais comuns.

O autoexame, segundo o médico urologista, Dr. Marcos Tobias Machado, é uma das maneiras de detectar a doença.

“O autoexame é importante para identificar o aumento do volume escrotal na área do cordão espermático. Nesse estágio ela terá tipicamente a consistência de um saco de vermes. A partir disso, deve-se procurar um médico”, indica.

Quando a Varocicele causa infertilidade

Por se tratar do testículo, a fertilidade do homem é danificada, sendo o único risco da doença.

Isso acontece, pois, para a produção do sêmen, existe uma temperatura ideal. Com a varicocele, essa temperatura aumenta 1 grau Celsius, prejudicando a qualidade e quantidade do sêmen.

De acordo com o especialista, a varicocele é mais comum na puberdade devido ao desenvolvimento dos órgãos sexuais masculinos. É quando também é mais facilmente notada visto que qualquer mudança chama a atenção do paciente.

Já em homens, com faixa etária entre 60 e 65 anos, pode ser causado por um tumor renal, correndo o risco de crescer para dentro da veia renal e causar uma dificuldade de drenagem da veia espermática esquerda – o que se chama varicocele aguda.

Para o  Dr. Marcos Tobias, existe uma predisposição genética, semelhante ao que ocorre com as varizes de membros inferiores.

Além disso, há uma explicação anatômica que justifica o porquê do quadro se apresentar com mais frequência do lado esquerdo.

“O motivo de a varicocele atingir o lado esquerdo do testículo é pela drenagem da veia espermática esquerda na veia renal. A direita se dá direto na veia cava”, explica Dr. Marcos.

O tratamento da doença é feito por meio de cirurgia com uma pequena incisão, para a ligadura das veias dilatadas, com recuperação mais rápida.

 

Dr.-Marcos-Tobias-MachadoSobre Dr. Marcos Tobias Machado

Formado em Medicina pela Santa Casa, Dr. Marcos Tobias Machado acumula experiência e conhecimento em diversas instituições. Tais como Hospital das Clínicas da USP, Universidade de Miami e H.Henri Mondor em Paris. Atualmente, atua no departamento de cirurgia minimamente invasiva da Confederação Americana de Urologia e do IRCAD Latino America. Além de ser chefe do setor de uro-oncologia e cirurgia robótica em urologia do Hospital Brasil. E também urologista dos Hospitais da rede D’Or – Bartira, Assunção e São Caetano do Sul.

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

como-acabar-com-a-vergonha

Vergonha leva a aceitar demandas que só atrapalham

Dizer “sim” aos pedidos dos outros, quando, de fato, se quer dizer um “não” “redondo e bem-colocado” é um problema que aflige muitas pessoas no convívio em sociedade. Pode-se pensar que atender demandas alheias, uma vez ou outra, mesmo sabendo que elas dificultarão arcar com as próprias responsabilidades, não é um grande problema, afinal faz parte do jogo social. Mas, quando esse tipo de comportamento se torna recorrente e vira regra em vez de exceção, as consequências podem ser desastrosas. Veja como mudar esse quadro aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics