estresse-menstruação

Saiba como o estresse impacta o seu ciclo menstrual

Exposição ao estresse contínuo pode desencadear irregularidades no ciclo, além de intensificar sintomas

Durante as fases de um ciclo menstrual, o corpo passa por diversas alterações físicas antes, durante e após a menstruação. Cada fase do ciclo pode apresentar diferentes sintomas, sendo os mais comuns as cólicas, enxaquecas, cansaço, inchaço nas mamas, alterações no sono e apetite, entre outros.

No entanto, sabemos que a rotina não para e há muitos pratos para equilibrar por aí. Assim, fatores externos à rotina, como o estresse, podem afetar o estado emocional da mulher e, como consequência, também influenciar ciclo menstrual.

O estresse prolongado, também conhecido como estresse crônico, é caracterizado por um longo período de tensão, que pode desencadear o desenvolvimento de outras doenças. Diante de um ciclo menstrual, o estresse crônico pode alterar os níveis hormonais, tornando o ciclo menstrual irregular. Isso ocorre porque o corpo, diante do trauma ou eventos estressantes, reage com respostas neuroendocrinológicas.

“Em casos mais graves, o estresse pode causar irregularidades num ciclo no geral, como atraso ou aumento da duração da menstruação, cólicas mais fortes, maior irritabilidade e, mais raramente, causar até mesmo infertilidade.”, comenta Dr. Márcio de Queiroz Elias, CRM. 82558 Ginecologista.

“É importante estar atenta à rotina e à exposição frequente ao estresse como nos ambientes de estudo, de trabalho e até mesmo em casa. Buscar a causa do estresse e um acompanhamento médico diante de alterações no ciclo pode evitar um problema maior.”, complementa o médico.

Pensando em explicar essa e outras informações sobre o ciclo menstrual, Buscofem, marca atenta ao universo feminino, preparou um conteúdo exclusivo em formato e-book com informações e orientações práticas sobre o ciclo menstrual e o corpo da mulher. O material está disponível no site de Buscofem, em www.buscofem.com.br e no Instagram, em @buscofembrasil.

Além disso, ao longo do mês de março, o perfil de Buscofem no Instagram funcionou como um espaço aberto para discussões sobre temas que permeiam o universo feminino, como saúde e prevenção sexual e, claro, ciclo menstrual.

Esses conteúdos foram protagonizados pela psicóloga e sexóloga Laura Muller, com a participação das médicas Dra. Marcela McGowan, Dra. Cidinha Ikegiri, especialistas em saúde feminina, além das influenciadoras @Jeskagrecco, @bearangel, @pretademais, @manuhrubi e @jojoca, para enriquecer o diálogo.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

homens-cuidando-da-beleza

72% dos homens brasileiros declaram cuidar da própria beleza

Ocupando a segunda posição no ranking de países que mais oferecem produtos de beleza e cosméticos, o setor representa 4% do PIP nacional, conquistando a cada ano mais atenção do público masculino brasileiro. É o que mostra a segunda edição do estudo Cosmentology®, realizado pelo Grupo Croma, ao qual 72% dos homens brasileiros declaram cuidar da beleza e que esse hábito não é apenas “coisa de mulher”. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics