dia-do-beijo

Dia do Beijo: 3 sinais de que seu beijo agradou (e muito) seu pretendente

Para 60% das mulheres, o beijo é um fator crucial para o início de um relacionamento, diz estudo

Celebrado em 13 de abril, o Dia do Beijo é uma data que homenageia uma das mais significativas formas de demonstrar carinho. A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional define o beijo como uma “expressão de afeto fundamental para fortalecer e manter os laços”. 

Para além de uma demonstração de amor, o beijo tem funções e efeitos que podem ser indispensáveis entre um casal. Um estudo realizado com quase duas mil pessoas pela Universidade de Albany, no Canadá, descobriu que, para 60% das mulheres, o beijo é um fator crucial para o início de um relacionamento.

De fato, conforme uma pesquisa conduzida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, o beijo desempenha o papel de uma avaliação inicial do outro, sendo uma ação que, mesmo de forma inconsciente, auxilia na análise da compatibilidade entre os parceiros.

“O cérebro utiliza o beijo como um meio de avaliar a adequação com a outra pessoa, possibilitando determinar se ela seria ou não a parceria ideal”, afirma a terapeuta sexual Claudia Petry, membro da SBRASH (Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana) e especialista em Educação para a Sexualidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/SC).

E quando se trata do beijo no primeiro encontro?

Segundo um estudo da Universidade de Chicago, 70% das mulheres relataram sentir ansiedade antes do primeiro encontro, enquanto 60% dos homens experimentaram o mesmo, mas com menos intensidade.

Para Monica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, e pós-graduada em Psicanálise e Saúde Mental pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein; o medo de ser julgada ou rejeitada costuma ser maior entre as mulheres, principalmente para aquelas que não conseguem firmar um relacionamento.

“Baixa autoestima, pressões estéticas, experiências anteriores negativas e, claro, o receio de não corresponder ao beijo tão esperado, são alguns dos inúmeros motivos por tanta ansiedade”, completa a psicóloga e host do podcast Ame.Cast.

Com base em estudos, as especialistas dão uma mãozinha e listam 3 sinais de que seu beijo foi realmente marcante no primeiro encontro:

Ele fica com o coração (mais) acelerado: “É possível que os batimentos cardíacos estejam mais acelerados por conta da ansiedade. Mas, se você sentir que o coração do moço disparou, então, sim, o seu beijo foi arrebatador”, diz Claudia Petry.

Segundo um estudo da Universidade de Barcelona, o beijo estimula a liberação de hormônios como dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, euforia, satisfação e bem-estar. Também libera a epinefrina, que aumenta a frequência cardíaca, o tônus muscular e o suor. “É por isso que a pessoa fica mais ofegante e sente mais calor”, completa a sexóloga.

Ele faz contato visual quase que hipnótico: Seja por instinto ou intencionalmente, o rapaz não consegue tirar os olhos do seu rosto. Segundo Monica Machado, os homens costumam fazer o contato visual conhecido como “percurso triangular”. “Primeiro, ele olha direto nos seus olhos. Depois, em seus lábios, indicando que mal pode esperar pelo próximo beijo, sendo um indício importante de que ele está entregue a você”.

Conforme a psicóloga, este é o momento em que a mulher deve retribuir o interesse. “Lance olhares igualmente sedutores, sem dizer nada. Deixe o jogo da sedução acontecer, mas tome cuidado”. De acordo com o Social Issues Research Centre, o contato visual excessivo pode intimidar a pessoa e deixa-la desconfortável.

“A atitude pode afugentar ao invés de aproximar. O ideal é usar o bom senso, ser natural e espontânea. O mais importante é não se esquecer da velha máxima: dê atenção ao moço neste primeiro encontro, se quiser que haja um segundo”, reforça Monica Machado.

Ele demonstra entusiasmo com pequenos gestos: “Sinais sutis mostram a intensidade do envolvimento do homem. Seja se aproximando mais de você, acariciando suas costas, seu rosto, e passando a mão no seu cabelo e na sua nuca enquanto se beijam. Todos esses gestos indicam que seu beijo foi totalmente correspondido”, aponta a sexóloga.

Um estudo realizado na Universidade Bar llán, em Israel, mostra que o beijo também libera outras substâncias, como a feniletilamina, que eleva o desejo sexual, principalmente quando se trata do primeiro beijo (mesmo em relações diferentes). Já o óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, provoca aumento do fluxo de sangue e, consequentemente, maior excitação e sensibilidade na região genital.

“Vale lembrar que, por mais empolgante que esteja o ‘amasso’, não significa um convite para algo mais, caso não seja sua vontade”, lembra Claudia Petry.

Beijar faz bem para mente e corpo

Uma pesquisa da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, analisou os benefícios do beijo e concluiu que ele melhora o sistema imunológico, ajuda a combater o estresse e, em alguns casos, pode contribuir também com o sistema nervoso parassimpático, mecanismo que o corpo assume quando estamos confortáveis e relaxados.

Confira alguns destes benefícios:

Reduz o estresse e aumenta o bem-estar

Um estudo publicado no Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Science (AAAS) comprovou que o beijo estimula a liberação de hormônios neurotransmissores como dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar.

“Quanto mais apaixonado for o beijo, mais hormônios são liberados. Além disso, estes neurotransmissores inibem o cortisol, hormônio ativado em momentos de estresse e que causa diversos malefícios ao organismo”, pontua a psicóloga Monica Machado.

Aumenta a libido na relação sexual

O ato de beijar na boca está intimamente ligado ao desejo sexual. Tanto no homem quanto na mulher, o beijo na boca libera testosterona, o principal hormônio responsável pela libido e pela atração sexual.

“Se o casal costuma se beijar com frequência, a relação íntima se torna muito mais prazerosa. Já a ausência ou escassez de beijos é um fator altamente relacionado à falta de orgasmo nas mulheres, à disfunção erétil e, consequentemente, à insatisfação sexual do casal”, alerta Claudia Petry.

Fortalece a imunidade

O beijo pode aumentar o desempenho do sistema imunológico, uma vez que as bactérias que normalmente circulam na troca de secreção e saliva são importantes para ajudar o organismo a ganhar mais resistência, criando anticorpos e equilibrando as defesas imunológicas. Mas, se estiver doente, guarde o beijo para depois.

Beneficia o corpo todo

Sabia que um beijo queima de duas a três calorias por minuto, ao movimentar 34 músculos faciais e 112 músculos relacionados à postura? Além disso, a excitação durante um beijo provoca uma vasodilatação no corpo todo.

“A abertura dos vasos, juntamente com a aceleração da frequência cardíaca de 70 a 140 pulsações por minuto, contribui para o aumento da quantidade de sangue levada aos tecidos. Essa intensificação da circulação nutre as células, tonifica a pele e até ameniza dores no corpo, como enxaqueca e dor de cabeça”, conta Claudia Petry.

Melhora a autoestima

Um bom beijo aumenta a produção de ocitocina, conhecido como o hormônio do amor e do afeto, e da vasopressina, hormônio cuja ação está associada ao fortalecimento de vínculos afetivos.

“Tudo isso gera sentimentos de conquista, de sedução, desejo e realização, elevando a autoestima e autoconfiança, fundamentais para avaliar as situações de forma clara, ter expectativas reais e manter sua mente livre de julgamentos desnecessários”, finaliza Monica Machado.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

homens-cuidando-da-beleza

72% dos homens brasileiros declaram cuidar da própria beleza

Ocupando a segunda posição no ranking de países que mais oferecem produtos de beleza e cosméticos, o setor representa 4% do PIP nacional, conquistando a cada ano mais atenção do público masculino brasileiro. É o que mostra a segunda edição do estudo Cosmentology®, realizado pelo Grupo Croma, ao qual 72% dos homens brasileiros declaram cuidar da beleza e que esse hábito não é apenas “coisa de mulher”. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics