Dia Internacional da Luta Contra a Aids

Dezembro: Sesc São Paulo realiza programação sobre AIDS

Em sua segunda edição, Projeto Contato estende o Dia Internacional de Luta contra a Aids a uma semana de programação em todo o estado. O objetivo é  aproximar o público de discussões sobre o HIV/Aids e outras ISTs por meio de ações artísticas e educativas. Além de estimular o autocuidado.

 

Entre os dias 1 e 8 de dezembro o Sesc São Paulo realiza o especial Contato. Uma série de ações que visam a promoção da saúde sexual e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entre elas o HIV/Aids.

Estão previstos  bate-papos, oficinas, exibições, espetáculos e performances. Além de outras atividades em 34 unidades da capital, interior e litoral.

Com o intuito de ampliar o debate sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), há mais de 20 anos o Sesc São Paulo aborda o tema em sua programação.

Desde 2018, a partir de olhares criativos e sensíveis, principalmente por meio da arte e da cultura, as ações que marcam o Dia Internacional de Luta contra a Aids ultrapassam o dia 1 de dezembro. E se multiplicam em todo o estado por meio da programação Contato.

Em sua segunda edição, o projeto traz ao centro do debate as experiências, os direitos e os desafios existentes na vida das pessoas que vivem com HIV/Aids. Sem deixar de lado, é claro, as informações sobre prevenção.

As atividades buscam sensibilizar e refletir sobre a saúde sexual de maneira humanizada e atualizada.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NO SESC 24 DE MAIO

29 de novembro – Sexta

(Bate-papo) 18h00 às 20h00 | Cenários – Avanços e Retrocessos nas Políticas Públicas da AIDS – Praça térreo – Gratuito. Sem retirada prévia de ingressos.
Com Keila Simpson e Alexandre Padilha

O Brasil é pioneiro nos estudos e em busca de tecnologias para a prevenção e o tratamento do HIV. Quais os riscos que corremos com as propostas atuais do Estado? Com o que precisamos ficar atentas e atentos na luta por direitos?

Keila Simpson: Travesti ativista do movimento LGBTI+ desde 1991. Atua diretamente com o movimento organizado de Travestis e Transexuais desde 1996. É Presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais – ANTRA. Coordenadora do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia – CPDD LGBT da Bahia. Diretora da Associação Baiana de Travestis e Transexuais – ATRAÇÃO.  Primeira Travesti no Brasil a presidir um conselho nacional. O Conselho Nacional de Combate a Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – CNCD LGBT. Também foi a Primeira Travesti a receber o prêmio Direitos Humanos 2013 da Presidência da República na sua 19ª edição. Honraria concedida pela presidência da república pelos relevantes serviços prestados na Garantia dos Direitos da População LGBT.

Alexandre Padilha: É médico infectologista formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com pós-graduação pela Universidade de São Paulo (USP). Foi ministro da Saúde durante o primeiro governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. Secretário municipal da saúde de São Paulo de 2015 a 2017 na gestão de Fernando Haddad. Atualmente é integrante da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados.

Marcelo Morais: Mediação

30 de novembro – Sábado

(Bate-papo) 11h às 12h30 | Do “Use Camisinha” à Prevenção entre Pares: Mudanças nos Discursos da AIDS.
Com Micaela Cyrino e Juny Kraiczyk – Praça – Térreo | Livre | Sem necessidade de inscrição, nem retirada prévia de ingressos.

O termo “Use camisinha”, utilizado desde as primeiras campanhas de prevenção ao HIV, ficou ultrapassado com o passar dos anos. Deu espaço para outros modos de se pensar a prevenção da infecção, com formas menos impositivas e que trouxessem os sujeitos para centro do debate.

No bate-papo, as convidadas debaterão sobre o histórico das campanhas até se chegar nas estratégias atuais de comunicação.

Micaela Cyrino é artista visual, pintora, escultora e performer. Em sua performance Cura, aborda o estigma da mulher negra vivendo com HIV e seus atravessamentos sociais. Pesquisadora dos direitos sexuais e reprodutivo da mulher negra, militante nas causas de HIV/Aids, negritude e feminismo. Integra o Coletivo Amem.

Juny Kraiczyk é graduada em Psicologia, com Mestrado e Especialização em Bioética pela Faculdade de Ciências da Saúde da UNB. Foi consultora e gerente do Departamento de Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde entre os anos de 2008 a 2014. Foi coordenadora geral do Programa Transcidadania da SMDH de SP em 2015 e consultora técnica e coordenadora da área de prevenção das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo. Atualmente é diretora da ECOS-Comunicação em Sexualidade.

Marcelo Morais: Mediação

(Bate-papo) 14h30 às 16h – Prevenção Combinada e Políticas de Inovação para a AIDS no Brasil.
Com Dyemison Pinheiro e Beto de Jesus – Praça – Térreo | Livre | Sem necessidade de inscrição, nem retirada prévia de ingressos.

Controlar uma infecção não é uma questão fácil e precisa de inúmeros métodos para se chegar às suas populações mais vulneráveis.

Como o Brasil está pensando suas estratégias de prevenção? O que temos de novo para o controle da AIDS?

Essas são algumas das perguntas a serem discutidas no bate-papo que integra a programação do Rolezinho BixaNagô, que tem por objetivo a construção de espaços de debate e interação sobre a pauta do HIV.

Dyemison Pinheiro, preto, acreano, formado em Medicina pela Universidade Federal do Acre. É médico residente em Infectologia do Instituto Emílio Ribas e Alumni da IFMSA Brazil.

Beto de Jesus é gerente da Aids Healthcare Foundation (AHF Brasil). É educador de formação, consultor em Diversidade Sexual e Gênero para organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, com diversas publicações sobre o tema. Membro-fundador da Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo. Diretor para o Brasil da ILGA (International Lesbian, Gay, Bisexual, Trans and Intersex People Association).

Marcelo Morais: Mediação

(Bate-papo) 16h30 às 18h30 | O Papel das Religiões no Controle da AIDS
Com Reverendo Arthur Cavalcante e Iyàlorixa Cristina de Oxum – Praça Térreo | Livre | Sem necessidade de inscrição, nem retirada prévia de ingressos.

Acompanhamos diariamente inúmeros discursos de ódio vindos de diversas frentes conservadoras religiosas. Mas será que todas as tradições são assim?

No bate-papo serão discutidas o quanto as tradições religiosas são diversas e como trabalham o cuidado e a proteção dos seus fiéis.

Reverendo Arthur Cavalcante é reitor da Paróquia Anglicana da Santíssima Trindade no centro da Cidade de São Paulo. Atua em pastorais envolvendo as temáticas sobre diversidade sexual e direitos humanos em diálogos ecumênicos/inter-religiosos e espaços públicos. É Mestre em Ciências da Religião pela UMESP, com pesquisa sobre HIV/AIDS e Igrejas.

Iyálorixa Cristina de Oxum é liderança religiosa, candomblecista e ativista pelos direitos das pessoas portadoras de HIV. É coordenadora estadual da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro). Compõe o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Além de já ter atuado como conselheira do Conselho Estadual de Saúde (CES).

Ezio Rosa: Mediação

1º de dezembro – Domingo

(Bate-papo) 11h às 12h30 | Prevenção da AIDS – Alimentação: Imunidade pela Boca.
Com Isis Appes (Coletivo Menina Brasileira) – Praça – Térreo | Livre | Sem necessidade de inscrição, nem retirada prévia de ingressos

Sabemos que para um bom tratamento, ter o consumo dos medicamentos em dia e pensar em formas de se manter saudável são fundamentais.

Por isso o Coletivo Menina Brasileira, integrando a programação Rolezinho BixaNagô, ministrará uma oficina prática sobre como se alimentar bem para garantir que a imunidade se mantenha forte.

Isis Appes é chef vegana, bióloga, ativista gastronômica e idealizadora do projeto Menina Brasileira Ecogastronomia, que desde 2012 pauta alimentação sustentável como ferramenta para o auto-cuidado e para transformações de mundo. Atualmente compartilha sua pesquisa e alquimias na cozinha através de oficinas e experiências gustativas em diversos locais de São Paulo e outras cidades, pois acredita que a comida pode revolucionar através do prato.

Ezio Rosa: Mediação

(Bate-papo)  14h às 15h30 | Longevidade de Pessoas Vivendo com HIV: Espaços de Cuidados 
Com Sérgio Rodrigues (Casa Brenda Lee) e Rodrigo Franco (Casa Chama) Praça – Térreo | Livre | Sem necessidade de inscrição, nem retirada prévia de ingressos

Para se pensar longevidade temos que considerar caminhos de existência e de cuidados. Para tanto é fundamental pensar em lugares de sociabilização das diversidades.

Desde o início da infecção nos anos 1980, os espaços de cuidados, como a Casa Brenda Lee, tiveram um papel importante para se lidar com as pessoas portadoras do vírus do HIV.

Nos anos 2000, aconteceu uma retomada desses espaços com a Casa1 e a Casa Chama. No debate, vamos nos conectar com as motivações para a existência desses espaços, suas formas de gestão e como se colocam em meio a infecção.

Rodrigo Franco é fundador da Casa Chama, uma organização civil,  que  luta para construir e compartilhar estruturas e promover ações que gerem autonomia para corpas transvestigêneres em frentes de saúde, jurídico e cultura.

Sérgio Rodrigues é graduado em Serviço Social e Gestão de Recursos Humanos pela UNIP. MBA em Estratégia Empresarial e pós graduando em Docência do Ensino Superior ambos pela UNIP. É diretor administrativo financeiro da Casa Brenda Lee desde 2017. Atua há 23 anos no movimento de luta contra aids. Representante do movimento de aids no GT UNAIDS em 2014 e 2015. E em 2016/2017 ocupou o cargo de coordenador técnico na Coordenação de Políticas LGBT da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Ezio Rosa: Mediação

• A programação completa nas outras unidades do Sesc/SP você acessa pelo link: http://www.sescsp.org.br/contato

SERVIÇO

SESC 24 DE MAIO

Rua 24 de Maio, 109, Centro, São Paulo

350 metros da estação República

Fone: (11) 3350-6300

Horário de funcionamento da unidade

Terça a sábado, das 9h às 21h.

Domingo e feriado, das 9h às 18h.

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

Dia do Choro- homem também pode chorar

Entenda como “segurar o choro” pode afetar a saúde mental 

No Dia Nacional do Choro (23), especialistas do CEJAM explicam como a anulação de sentimentos pode prejudicar o bem-estar. O tabu que existe em torno do assunto, principalmente por conta da pressão social sobre o masculino, enfatiza a ideia de que eles devem ser fortes e controlados emocionalmente, evitando expressar qualquer tipo de vulnerabilidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics