Bem-estar físico e mental: confira alguns benefícios que o sexo traz à saúde

Tema coberto de tabus, o sexo é responsável por possibilitar muitas vantagens às pessoas

*Por Clarissa Silveira

O sexo é uma prática natural do ser humano, por isso, é um tema bastante popular e do interesse de grande parte da população, apesar de mitos e tabus que sempre cercam o ato. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que o sexo traz às pessoas uma série de benefícios, de cunho físico e mental  — e muito além do prazer em si.

De acordo com um estudo recente publicado no periódico científico Journal of Health and Social Behavior, por exemplo, a prática sexual cotidiana pode trazer benefícios às mulheres da terceira idade, com destaque a menores riscos de desenvolver hipertensão, quando comparadas àquelas que não faziam sexo frequentemente. Ou seja, além de prazeroso e responsável por oferecer benefícios à saúde, o sexo também pode ser aproveitado por pessoas de qualquer idade.

No Brasil, a atividade sexual tem até um dia próprio para chamar de seu, em 6 de setembro de cada ano. A efeméride surgiu por causa da campanha de marketing de uma empresa de preservativos, como consta em alguns registros. A partir disso, o dia tornou-se uma oportunidade para as pessoas debaterem ainda mais sobre temas além da prática tradicional, como a importância de cuidar da saúde sexual e de quebrar tabus relacionados à sexualidade. No fim das contas, o sexo ganhou ainda mais espaço no debate público, especialmente diante de sua popularidade, evidentemente, e também pelo conhecimento das pessoas sobre tantos benefícios. 

Queima de calorias

Além das vantagens tradicionais conhecidas, o coito também permite que os praticantes queimem um bom número de calorias. É claro que o sexo não substitui qualquer atividade física e nem permitirá ao casal conquistar o corpo dos sonhos com a prática, porém, algumas pesquisas destacam que uma relação disposta de 30 minutos de duração, incluindo as preliminares, pode ajudar uma pessoa a queimar por volta de 100 calorias.

Qualidade do sono

Após o sexo, o cérebro proporciona uma grande transmissão de substâncias relaxantes, muito úteis para o bem-estar, e isso pode ajudar diretamente em um sono melhor. E vale lembrar que a qualidade do descanso é um elemento fundamental quando se trata de saúde, tendo em vista que o sono tem impacto significativo no sistema imunológico e em funções neurológicas.

Redução de estresse

O orgasmo é um grande aliado da diminuição da estafa mental, já que há relação entre essa satisfação sexual e a diminuição de cortisol — conhecido como “hormônio do estresse” — no corpo. Além disso, a atividade sexual libera mais ocitocina, hormônio conhecido popularmente como “do amor”, justamente porque ele compõe um grupo chamado de “neurotransmissores da felicidade”.

Melhoria da autoestima

A atividade sexual faz com que a pessoa sinta-se desejada e, por consequência, o cérebro transmite uma sensação maior de autoconfiança, o que melhora a autoestima. Essa vantagem relacionada ao bem-estar mental é crucial em outros aspectos da vida, tendo em vista que a autoestima traz impactos importantes tanto na vida pessoal quanto profissional de qualquer indivíduo.

Sobre Clarissa Silveira

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Barbacena (MG), Clarissa Silveira fez Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de Belo Horizonte (MG), tem título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), além de Residência Médica em Mastologia pelo Instituto Mário Penna em Belo Horizonte (MG).  A médica também é Fellow em Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética – Laser Vaginal – no Hospital Estadual da República de San Marino e tem Especialização em Sexualidade – Programa de estudos em Sexualidade – PROSEX, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (São Paulo). Clarissa também tem Especialização em Educação e Saúde Sexual no Instituto de Saúde e Educação, do Hospital Pérola Byington (São Paulo).

Autor Coluna Sexologia

A coluna SEXOLOGIA traz especialistas convidados para escrever sobre este tema tão amplo e que abraça tantas tribos diferentes. Quer participar? Envie seu artigo para o email contato@mercadoerotico.org

LEIA TAMBÉM

juliana-santos-fontes

Psicóloga explica por que a solidão da mulher é gatilho para o comer emocional

A solidão gera ou agrava condições como ansiedade, estresse ou depressão, levando ao comer emocional. Nestes casos, a preferência é por alimentos ricos em açúcar e gorduras, que oferecem a sensação rápida de prazer, já que ativam o sistema límbico no cérebro, região que envolve as emoções e o mecanismo de ganho e recompensa. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics