amor-livre-close-up

#AmorLivre: campanha da Close-up para que os jovens tenham mais liberdade para amar

Na semana do Dia das Mães, a Close-up lança a linda campanha #AmorLivre para conscientizar os pais sobre a importância do apoio aos relacionamentos amorosos de seus filhos

Um estudo intitulado “Liberdade de Atração”, realizado no Brasil, Índia e Filipinas pela Id Stats Research and Consultancy, consultoria especializada em pesquisa comportamental, constatou que apenas 60% dos jovens se sentem completamente livres para amar e que, entre a parcela que não se sente livre, 47% prefere esconder os próprios sentimentos da família e amigos.

O medo de serem discriminados, julgados ou mesmo a vergonha por mostrarem interesse por relacionamentos ainda tidos como não convencionais pela sociedade, estariam entre os motivos para a conduta, que pode trazer complicações emocionais.

Enquanto nas Filipinas, 30% dos jovens entrevistados pela pesquisa afirmaram se sentir culpados por manterem um segredo da família, no Brasil, 22% deles se sentem desconfortáveis com a sensação de uma vida dupla. Por isso, o apoio dos pais e colegas é tão importante nos tempos atuais.

Pesquisa-AMorLivre-Close-up

BAIXE ESSA PESQUISA COMPLETA AQUI

“Quando um jovem escuta que a atração dele por outra pessoa é perfeitamente saudável, ele se sente melhor. Isso o ajuda também a ser mais receptivo e aberto ao diálogo em seu mundo social”, diz Holly Parker, psicóloga e palestrante na Universidade de Harvard, e autora do livro “When Reality Bites” (Hazelden, 2016).

Para os adultos, sejam eles pais, parentes ou amigos, que buscam orientação para lidarem com a situação envolvendo algum jovem, Holly dá algumas dicas:

4 dicas para se aproximar e dialogar com jovens que mantêm relacionamentos em segredo

 

  1. Chame para uma conversa

Aproximação é a chave para o diálogo e para a confiança. Por isso, não force a barra se ele não quiser papo. Dê um tempo e depois, com jeitinho, tente uma nova aproximação. Segundo a pesquisa, o que os jovens que estão em relacionamentos não convencionais mais buscam é aconselhamento para lidar com as próprias emoções.

 

  1. Não julgue

Escute com atenção, não o interrompa e adote um tom neutro durante a conversa – mesmo que a sua opinião seja contrária ao que o jovem diz. Falar que o sentimento por alguém é inaceitável só servirá para duas coisas: prejudicar a autoestima desse jovem ainda mais e, ainda, afastá-lo de você. E esse não é o objetivo, não é mesmo?

 

  1. Demonstre o seu apoio

Mostre o seu apoio e faça com que o jovem com quem você conversa, seja seu filho ou não, se sinta aceito, valorizado e seguro. Ao dizer que aprova que ele encontre um parceiro(a) que o respeite, independente de raça, etnia, classe social ou religião, você contribui para que ele se sinta mais confortável com os próprios sentimentos e o incentiva a construir relações afetivas saudáveis durante a vida.

 

  1. Trabalhe a aceitação

Todos querem o melhor, mas o que pode ser melhor para um jovem do que deixá-lo viver um amor livre de preconceitos? Quando aceitamos a diversidade e praticamos a inclusão, lidar com as diferenças se torna mais fácil, acredite. Por isso, trabalhe a sua capacidade de aceitação. Se ajudar, tente encarar os relacionamentos como um mosaico onde cada peça tem a sua própria beleza e o seu valor.

 

O site da Close-up ainda traz um Manifesto #AmorLivre em vídeo

 

Além de  histórias reais de pessoas que precisaram se afastar e entender como a falta de diálogo e o preconceito podem impactar o bem-estar emocional de jovens casais. 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

Livro-Cavalo-Lucas Castor

“Cavalo” aborda dilemas do homem contemporâneo 

Primeiro livro do brasiliense Lucas Castor, finalista do Prêmio Mozart Pereira Soares, acompanha protagonista de meia idade em busca da reconstrução dos laços afetivos e de si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics