amor-toxico

Psicólogo Walter Riso dialoga com vítimas de amor tóxico

Psicólogo italiano conhecido por abordar o sofrimento humano ensina a identificar o vício afetivo e manter uma relação sem apegos em “Amar ou depender?”, publicado pela Planeta

O vício afetivo é uma doença que pode ser curada e, o mais importante, pode ser prevenida. Em Amar ou depender?, o psicólogo italiano Walter Riso dialoga com pessoas que são ou foram vítimas de um amor doentio e orienta casais a trabalharem hábitos saudáveis para manter uma relação intensa e sem apegos. A obra ganha uma nova edição brasileira pelo selo Academia, da Editora Planeta.

Segundo o autor, dar-se afetivamente não significa desaparecer no outro, mas integrar-se de forma respeitosa. O amor saudável, assim, é uma soma de dois, em que ninguém perde.

Por isso, já na primeira parte do livro, Riso trata de esclarecer que desejo não é apego, assim como o desapego não é indiferença. E aponta um culpado no esquema central de todo apego: a imaturidade emocional.  

Ela se manifesta de três formas, explica o psicólogo: baixos limiares para o sofrimento, baixa tolerância à frustração e a ilusão de permanência. 

“O amor é uma experiência perigosa e atraente, por vezes dolorosa e sensorialmente encantadora. Esse agridoce implícito em todo exercício amoroso pode ser especialmente fascinante para os atrevidos e terrivelmente ameaçador para os inseguros”, diz.  

Na segunda parte da obra, o autor mostra ferramentas para promover a independência afetiva e continuar amando.

A partir do princípio da exploração, sugere dicas práticas como brincadeiras espontâneas, incursão na arte, viagens e geografia, ler, conhecer gente. 

Já a terceira parte ensina o que fazer para se desligar de amores doentios por meio de princípios como realismo afetivo, o autorrespeito e o autocontrole. 

Com tradução de Sandra Martha Dolinsky, Amar ou depender? reforça a importância de aprender a renunciar e jogar a certeza no lixo. Lições como estas  fizeram de Walter Riso uma referência para lidar com o sofrimento humano.

Nascido na Itália, em 1951, morou na Argentina e Colômbia, onde se especializou em terapia cognitiva e mestre em bioética. Atualmente,  o psicólogo mora em Barcelona. 

Ficha técnica
Livro: Amar ou depender? 
Autor: Walter Riso
Editora: Planeta
Preço: R$ 44,90
ISBN: 978-6555355536
Formato: 21×14 cm
Páginas: 192 
Onde encontrar: Amazon  

Sobre o autor:  Walter Riso é médico em Psicologia, especialista em Terapia Cognitiva e mestre em Bioética. Há 30 anos atua como psicólogo clínico e na formação de terapeutas, além de participar de cátedras universitárias na América Latina e na Espanha, publicar artigos científicos e escrever para diversos meios de comunicação. Seus livros foram traduzidos para 13 idiomas e ensinam a criar estilos de vida saudáveis em vários ambientes. 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

o-que-e-ninfoplastia

Ninfoplastia: conheça a cirurgia íntima feita pela cantora Maiara

A cantora Maiara revelou ontem no programa Sabadou com Virgínia do SBT que passou por um procedimento estético chamado ninfoplastia, que consiste na redução dos lábios menores da vulva, também conhecidos como ninfas. Maiara comentou, inclusive, que se descobriu uma nova mulher e que é preciso quebrar esse tabu, reforçando a importância das mulheres precisarem se permitir e se conhecer mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics