Você sabe o que é Gamofobia?

A Gamofobia é a aversão ao compromisso no relacionamento e geralmente é associado a traumas que se instalam em um medo persistente de envolver-se seriamente com alguém.

Gamofobia, é o pavor do compromissomas também pode ser o medo de casamento. Esse termoé derivado da palavra grega Gamos, que significa casamento e phobos, que significa medoE ter esse tipo de fobia é mais comum do que muitos imaginam.

Alguns especialistas concordam que há uma sútil diferença entre o receio de casar-se e de se comprometer. Uma pessoa pode ter medo de se casar, mas pode muito bem continuar comprometida com um único parceiro pela vida.

Tal como acontece com qualquer outra fobia específica, a gamofobia é causada por uma intensa experiência negativa no passado.

Causas da Gamofobia

Isso pode ser ocasionado por vários motivos, por exemplo, a separação dos pais. Essa é uma experiência que pode ser traumatizante, especialmente se envolveu deslealdade ou algum tipo de violência.

Outros gatilhos que também podem ocasionar isso, são:  um relacionamento romântico traumático, experiências ruins, perdas e traições.

Sintomas da Gamofobia

Esse distúrbio que atormenta homens e mulheres, possuem alguns sintomas que são muito semelhantes ao de um ataque de pânico.

Palpitação, mal-estar, sudorese, sensação de sufocamento, tremor e até sensação de morte iminente são alguns dos sintomas mais comuns do gamofóbico.

Veja como é um gamofóbico em livro recentemente lançado

No livro “A Aposta”, escrito por Marta de Miranda, e em sua primeira edição pela Editora Coerência, os leitores podem observar essa fobia presente na obra.

Pois, um dos protagonistas, Anthony, após fazer uma promessa a si mesmo, se recusa a casar ou envolver-se seriamente com uma mulher.

Após conhecer Valentina, o jovem rapaz passa a nutrir um forte sentimento pela moça. Entretanto, ele ainda tem receio de relacionar-se seriamente com alguém, e fica entre abrir mão de sua promessa ou continuar ficando com várias pessoas sem precisar comprometer-se.

Mas será que esse medo excessivo de relacionamentos, tem cura? Claro, pois assim como outras fobias, para a cura dessa é necessário tratamento, que pode acontecer de diversas formas.

O recurso terapêutico para gamofobia, pode começar junto com o apoio de familiares e amigos, que podem percorrer um longo caminho na busca para ajudar o indivíduo a superar o medo de compromisso.

Além disso, a psicoterapia é uma boa maneira de começar o tratamento, falar sobre seus medos e outros problemas de confiança é ótimo para identificar a origem do problema e trabalhar a questão.

A hipnoterapia também pode identificar as origens da fobia e ajudar a reaprender a lidar com questões de casamento e compromissos.

Em casos mais extremos, quando a pessoa apresenta ansiedade extremamente elevada e se isola, a medicação pode ser indicada pelo psiquiatra, para lidar com os níveis de ansiedade.

Livro-A-Aposta

Sinopse: Recém-chegado à sua cidade natal para tomar a frente dos negócios do seu pai, Anthony tem todo seu futuro planejado. Ao ser alvo das investidas amorosas de Laura, uma antiga amiga, o jovem se recorda da promessa que fez a si mesmo depois da morte de sua mãe, recusando-se a se casar ou a se envolver seriamente com uma mulher. Mas tudo muda rapidamente quando ele conhece Valentina, dona de um sorriso encantador e de uma constelação de sonhos. Após observar uma noite estrelada ao lado da florista, Anthony começa a questionar sua promessa de não se entregar ao amor. E quando pensa que tudo está correndo perfeitamente bem, a vida revela segredos que podem mudar seu futuro do modo mais surpreendente possível.

Ficha Técnica:
Título: A Aposta
Edição: 1° – 2019
Autora: Marta de Miranda
Páginas:232
Preço:40,00

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

lux.sex

Lux.Sex, nova plataforma brasileira de conteúdo adulto será lançada dia 26 de abril

No dia 26 de abril acontecerá em São Paulo o coquetel de lançamento da plataforma de entretenimento adulto Lux.Sex, que funciona como rede social conectando pessoas e criadores de conteúdo. Conheça essa nova plataforma e veja como participar da festa de lançamento aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics