Inicio >> Colunas >> Mitos e verdades sobre o sêmen

Mitos e verdades sobre o sêmen

O sêmen é uma secreção de cor branca amarelada produzida pelos homens para transportar espermatozoides até o óvulo feminino. Cerca de 15% do ejaculado é de espermatozoides, já o restante é formado por enzimas, ácido cítrico e líquidos produzidos pela próstata e vesículas seminais.

Por Dr. Danilo Galante*

O que fazer quando chega a hora H? Engolir ou não o esperma? Esta é uma questão que gera dúvidas e polêmica para muita gente. Há quem não goste da prática, sente nojo ou tem medo de pegar uma enfermidade, mas há também quem goste, sente prazer e até acredite fazer bem para a saúde. 

Para esclarecer de vez essas a questões, selecionei alguns  mitos e verdades sobre a prática:

É possível pegar doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) através do sêmen? Verdade. 

Se o homem que ejacular for portador do vírus do HIV ou ureterite como gonorreia ou Clamídia, o parceiro ou parceira pode ser contaminado através do contato da secreção com a mucosa da boca.

No caso de outras infecções, a chance de transmissão é pequena, pois o sêmen vai para o estômago.

De qualquer forma, é fundamental ressaltar que para relações sexuais sem camisinha em que vai haver a ejaculação na boca, é indispensável que se tenha o mínimo de intimidade e conhecimento prévio sobre a pessoa, sempre sabendo que o risco existe.

É possível engravidar engolindo sêmen? Mito. 

Mesmo que existam muitos espermatozoides na composição do sêmen, quando engolido, ele segue para o sistema digestivo, e não reprodutivo.

Lá, eles morrem. Para que haja fecundação é necessário que o esperma entre em contato direto com os ovários e útero.

É possível alterar o gosto do sêmen? Verdade. 

Alguns alimentos, quando ingeridos em grande quantidade e antes da relação sexual, podem sim causar alteração no sabor: algumas frutas, como o abacaxi, além do álcool, cigarro, alho, frituras e tudo o que tem um sabor intenso, picante ou amargo, podem afetar as características dos fluidos negativamente.

Melhor evitá-los antes da relação sexual. Mas é válido lembrar que a mudança é pequena, ou seja, sêmen sempre terá gosto e cheiro de sêmen.

O sêmen é sujo? Mito. 

O sêmen não tem sujeira alguma, a não ser em casos de infecções, como a prostatite ou uretrite. Quando a situação é essa, há sintomas, como dor ao ejacular, mudança na coloração, sangue no sêmen, cheiro mais forte.

Este ejacado obviamente não é recomendável que se engula, ou mesmo que se coloque na boca.

Engolir sêmen faz mal à saúdeMito

A não ser que o homem que ejacula esteja com alguma infecção, a ingestão de sêmen não faz mal à saúde, mas também não promove nenhum benefício.

Consultas-Danilo-Galante* Dr. Danilo Galante – Formado em medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) com especialização em Urologia pela UNESP. Pós-graduado em Cirurgia Robótica pelo Hospital Oswaldo Cruz – SP, além de Fellow Observer of Johns Hopkins School of Medicine Brady Urological Institute Laparoscopic and Robotic Urologic Surgery e doutorado na USP. Membro titular da Sociedade Brasileira  de Urologia e Instrutor do ATLS (Advanced Trauma Life Support), atua em áreas diversificadas como Cálculos Urinários; Infertilidade (incluindo Reversão de Vasectomia), Disfunção Sexual e Cirurgia Robótica. Site: https://drdanilogalante.com.br/

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

Autor Coluna Sexologia

A coluna SEXOLOGIA traz especialistas convidados para escrever sobre este tema tão amplo e que abraça tantas tribos diferentes. Quer participar? Envie seu artigo para o email contato@mercadoerotico.org

LEIA TAMBÉM

CALENDÁRIO ERÓTICO DE ABRIL

Tudo indica que vamos ficar ainda mais um tempo em casa nessa quarentena de isolamento… …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *