masculinidade-toxica-fazmalprasaude

Masculinidade Tóxica: por que é um problema para os próprios homens?

Da desinformação a uma questão de saúde pública, Edson Castro produz conteúdo diário sobre moda, beleza, comportamento e saúde masculinos para mais de 4 milhões de seguidores na internet.

Como pequenas atitudes do dia-a-dia fazem um homem ser ridicularizado e tenha sua sexualidade e masculinidade colocadas à prova por uma grande parcela da sociedade?

É dentro desta temática que Edson Castro, co-fundador do maior canal de conteúdo masculino do Youtube Brasil, o Manual do Homem Moderno, convida as pessoas a repensarem sua conduta dentro e fora da internet.

A masculinidade tóxica é constantemente colocada em pauta pelo influenciador em seu canal do YouTube, que conta com mais de 2,5 milhão de inscritos, e em seu portal, que soma mais de 1 milhão de acessos por mês, em média.

Para Edson, além do medo de ser julgado por querer se cuidar física e emocionalmente, a pressão psicológica no trabalho, na família e nas relações amorosas fazem parte de tudo que engloba a masculinidade tóxica, devido à necessidade constante de comprovar a heterossexualidade e a virilidade para os outros.

“Me incomoda muito ver como uma grande parte dos meninos não são emocionalmente acolhidos desde a infância e não aprendem a lidar com as frustrações e outras emoções. Infelizmente, a sociedade em que vivemos ainda é muito machista e isso se reflete na criação dos meninos, que sofrem com a pressão de serem ‘machões pegadores’ sem fraquezas ou sentimentos”, comenta o influenciador. 

Masculinidade tóxica na rotina

Edson explica que o problema está presente em vários momentos do cotidiano. “De forma geral, a maior parte das pessoas ainda vê com maus olhos homens que optam por ficar em casa cuidando do lar e dos filhos enquanto a mulher trabalha fora, ou homens que ganham menos que suas companheiras. Se o homem é vaidoso, já sabe que vão haver questionamentos sobre ele ser homosexual. O primeiro ponto que precisamos entender é que ser gay não é uma ofensa e essa história de que todo vaidoso é homossexual é apenas mais um estereótipo sem sentido. Nossa sociedade deve começar a entender que ser vaidoso, carinhoso e emotivo são características humanas que não definem masculinidade”, explica.

A ideia de que não é preciso ter cuidado com a própria higiene pessoal, pois isso seria ‘coisa de mulher’, é mais um exemplo de distorção da realidade, que pode causar muitos problemas.

Segundo dados da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), sabe-se que cerca de mil homens têm o pênis amputado por ano no Brasil devido a problemas de saúde que podem ser evitados simplesmente com boa higiene.

De acordo com Edson, as perguntas sobre como cuidar da própria região íntima são constantes no canal, o que revela uma situação preocupante a respeito da saúde dos homens e os diálogos com a família: “é estranho vivermos em um mundo cheio de tecnologia, mas onde muitas pessoas ainda não têm acesso à informação e não recebem orientação dentro de casa. Fico feliz em saber que consigo ajudar com meu canal, mas lamento muito que este tema ainda seja um tabu dentro das casas”, pontua. 

Apesar de toda a problemática envolvendo essa questão ainda estar longe do fim, grandes marcas já patrocinaram o canal em campanhas sobre o assunto, como foi o caso da última publicidade de Edson para a Dove, com um vídeo intituladoSe VOCÊ É HOMEM ASSISTA esse vídeo”, no qual o tema foi amplamente abordado.

“Hoje em dia, as marcas estão colocando cada vez mais propósito em suas criações e querem ter uma comunicação que reflita isso. Especialmente para as gerações mais jovens, os valores que uma empresa defende e as causas que ela apoia são um fator bastante relevante na decisão de compra. Por isso, as parcerias com marcas são sempre muito interessantes, ainda mais quando entramos em debates tão importantes juntos. Nós, como sociedade, precisamos nos unir para desconstruir a imagem distorcida e prejudicial que muitas pessoas têm a respeito do que é ser homem”, finaliza Edson. 

Sobre Edson Castro

Jornalista pela PUC-SP, Edson Castro começou a carreira na PlayTV, foi editor e business intelligence no Grupo RBS. Produz conteúdo digital desde 2010, fundou o Manual do Homem Moderno em 2012 e lidera discussões voltadas para o público masculino desde então. 

Sobre o Manual do Homem Moderno

O Manual do Homem Moderno (MHM) é um portal de dicas de comportamento, relacionamento, saúde mental, moda, dentre outras transversais que rondam o universo masculino. Criado em 2012 pelos jornalistas Edson Castro e Leonardo Filomeno, e pelo desenvolvedor Weslley Alves, desde então, seu crescimento transformou o projeto original no maior hub de conteúdo masculino do Brasil, incluindo YouTube, Instagram, TikTok, Twitter, Pinterest, Facebook, Telegram, além do podcast publicado em diversas plataformas e do portal.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

campanha-outdoor-labareda-boutique

Labareda apela pro André e Campo Grande pega fogo!

Não se fala em outra coisa: Labareda Boutique abala mais uma vez com a sua nova campanha de outdoors em Campo Grande usando como de costume o humor para atrair a atenção dos transeuntes e marca mais um gol na história do marketing erótico no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics