novembro-azul-cuide-do-que-e-seu

‘Cuide do que é seu’ é o tema da campanha do Novembro Azul este ano

Instituto Lado a Lado pela Vida comemora 10 anos de criação do Novembro Azul com soluções tecnológicas para maior interatividade com o público masculino.

Para celebrar os 10 anos do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) lança a campanha “Cuide do que é seu”, criada pela AlmapBBDO, uma das mais conceituadas agências de comunicação do país.

Durante todo o mês de novembro, serão realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata e outras enfermidades.

Sempre em busca de inovações para ampliar o engajamento dos homens com a saúde, o LAL traz como principais novidades em 2021 o lançamento do 0800 do Homem, um canal de relacionamento por telefone e o Paciente 360, uma plataforma digital humanizada para apoiar o público masculino, que traz um vídeo interativo que simula uma consulta de um paciente com diagnóstico de câncer de próstata.

0800 do Homem

A partir do dia 3 de novembro, o Instituto LAL inicia seu atendimento pelo 0800 do Homem (0800 222 2224), como parte de suas ações em comemoração aos 10 anos do Novembro Azul.

O serviço será mais um importante canal de comunicação com o público masculino, que conta com o portal do LAL, rico em conteúdo; o Fale Conosco, via e-mail; um serviço de atendimento por WhatsApp; e os Mutirões da Saúde.

De acordo com o Instituto, em 2020, ano impactado pela pandemia da covid-19 foram realizados 7.400 atendimentos por WhatsApp, 45% dos contatos foram feitos por homens que buscavam informações variadas sobre saúde, sendo a maioria para esclarecimento de dúvidas sobre sexualidade, impotência, lesões nos genitais e câncer de próstata.

O novo serviço de 0800 fará, prioritariamente, o atendimento telefônico dos homens de todo o Brasil, com o objetivo de tirar dúvidas, orientar e, ainda, ouvir o que esse público tem a dizer sobre a sua saúde.

“Reforçamos que não se trata de uma consulta, mas de uma escuta com orientação e disponibilização de conteúdo que traga mais informação e conhecimento sobre a saúde do homem”, salienta Marlene Oliveira, criadora da iniciativa

“Estamos muito confiantes de que este novo canal será muito importante para dar a oportunidade ao homem, esteja ele onde estiver, de falar com o Instituto Lado a Lado pela Vida e esclarecer suas dúvidas. Temos um portal completo e estruturado com conteúdo relevante para a saúde do homem, atualizado pelos membros do nosso Comitê Científico, mas reconhecemos que estava faltando um canal mais direto e inclusivo para dar voz aos homens em suas angústias de saúde.

Tecnologia em prol da saúde do homem

Ainda como parte da campanha de 10 anos do Novembro Azul, o LAL lança também no dia 3 de novembro, em parceria com a plataforma Paciente 360, um canal interativo e humanizado para apoiar o homem que enfrenta o diagnóstico do câncer de próstata.

Hospedado no website do Instituto, no canal interativo o internauta poderá acessar uma simulação de uma situação real de um paciente, do momento em que está na sala de espera, até o desenrolar da consulta com o médico.

“A proposta de humanização e foco no paciente para o Novembro Azul vem ao encontro da proposta do Paciente 360, única plataforma mundial de interação de casos clínicos e treinamento humanizado em saúde. Unir a tecnologia à educação para ampliar o engajamento à prevenção de câncer de próstata nos motivou a contar toda jornada de um paciente frente a esta luta”, comenta Dr. Manoel Canesin, CEO e sócio-fundador do Paciente 360, que é membro do Comitê Científico do Instituto LAL.

Com base em uma história real, o vídeo reproduzirá toda a jornada de cuidado de um paciente, o Carlos do Pinhal (nome fictício), diagnosticado com câncer de próstata.

O público terá oportunidade de interagir com o paciente virtual e entender todos os seus anseios, desde quando ele procurou um médico pela primeira vez, passando pelo diagnóstico, tratamento, exames realizados e o acompanhamento clínico. A jornada de cuidado também trará a importância e papel da família para conscientização, prevenção e tratamento da doença.”

Dr. Canesin destaca, ainda, que o público-alvo são homens acima de 40 anos e mulheres na mesma faixa etária, pois são grandes influenciadoras para conscientização da prevenção da doença.

Criação e evolução do Novembro Azul

Em 2011, ao desenvolver a campanha, o objetivo era o de alertar a população masculina brasileira em relação à importância da conscientização sobre o câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma evolução da campanha “Um toque um drible”, criada pelo LAL em 2008 e que, na época, falava prioritariamente da importância de realizar o exame para o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Em 2011, decidimos evoluir e, inspirados pelo Outubro Rosa, lançamos no Brasil o Novembro Azul, para dar mais visibilidade ao tema e envolver toda a população, não apenas a masculina, pois já era consenso que muitos homens ‘terceirizam’ os cuidados com a sua saúde para esposas, companheiras, filhas e irmãs. Achávamos que, com esse novo enfoque, a ação se tornaria maior e mais impactante e seria uma chamada para que os homens brasileiros mudassem sua atitude em relação à saúde, deixassem o preconceito com o exame do toque retal e entendessem que essa é a melhor forma de diagnosticar a doença, precocemente. Hoje, 10 anos depois, vimos que estávamos certos”, comenta Marlene Oliveira.

A Campanha foi um divisor de águas no que se refere à saúde do homem no Brasil. Antes dela, não havia nenhuma iniciativa dedicada a alertar a população masculina para a importância dos cuidados com a saúde.

“Pouco se falava sobre câncer de próstata e quando isso ocorria, vinha sempre acompanhado do preconceito com relação ao exame do toque retal. Uma parcela dos homens ainda acha que o procedimento pode influenciar a sua virilidade e masculinidade. É fundamental conscientizar a todos que o exame é essencial para o diagnóstico do câncer de próstata, que complementa o exame de sangue PSA”, ressalta a presidente do LAL.

Outra conquista importante é com relação às políticas públicas. O Instituto Lado a Lado pela Vida é parceiro do Ministério da Saúde e participa ativamente das discussões encabeçadas pela Coordenação de Saúde do Homem, departamento de ações programáticas e estratégicas, que está dentro da Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

Sobre Instituto Lado a Lado Pela Vida (LAL) 

Fundado em 2008, o Instituto LAL é a única organização social brasileira que se dedica simultaneamente às duas principais causas da mortalidade – o câncer e as doenças cardiovasculares – além do intenso trabalho relacionado à saúde do homem.

Sua missão é mobilizar e engajar a sociedade e gestores da saúde, contribuindo para ampliar o acesso aos serviços, da prevenção ao tratamento, e mudar para valer o cenário da saúde no Brasil.

Trabalha para que todos os brasileiros tenham informação e acesso à saúde digna e de qualidade, em todas as fases da vida. Além do Novembro Azul, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o idealizador das campanhas Respire Agosto, Siga seu Coração, Mulher Por Inteiro e #LivreSuaPele.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

alimentos-candidiase

Alimentos para evitar quando está com Candidíase

A candidíase é provocada pelo fungo Candida albicans, e pode causar coceira, corrimento branco grumoso, ardor local e para urinar, dor durante as relações sexuais e vermelhidão. Por Erica Mantelli*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *