Inicio >> Colunas >> Loreto x Debora quem traiu quem?
Darkson ( José Loreto ) e Tessália ( Debora Nascimento ).

Loreto x Debora quem traiu quem?

Será que ambos não se traíram, quando não enxergaram os sinais ou não deram importância que a relação estava precisando de ajuda?

Por Ana Cristina da Silva*

Será que se traíram quando não deram oportunidade de dialogar, conversar sobre o que estaria em excesso ou falta dentro da relação?

Ou simplesmente buscar formas de ouvir de forma absoluta o que o outro teria pra falar ou até mesmo observar que o silêncio fala mais que mil palavras.

É importante considerar que a falta de tempo, agenda cheia e muitas atividades no trabalho, reforça o comportamento dos casais de vivenciar uma relação disfuncional.

Vivemos uma “era da mecanização”. Vou citar como exemplo,  o beijo:  antes era sinal de paixão entre alguns casais. Agora, são apenas rápidos selinhos com duração de 1 segundo, que também é aplicado em animais ou em entes queridos, ou seja, não é uma manifestação de carinho/amor exclusivo, só dos casais.

Esse selinho com duração de 1 minuto, expressa que tipo de qual sentimento? Intrinsicamente poderia expressar… Te amo, estamos juntos, ótimo dia de trabalho e por ai…

Convido a você que está lendo esse texto nesse exato momento a beijar sua face da mão com duração de 1 segundo, e pensar sobre o que sentiu. Em seguida repetir a mesma ação com 1 minuto e pensar sobre quais sentimentos emergiram.

Habitualmente, os casais falam de TUDO, exercem uma comunicação básica e até superficial, mas, negligenciam a “linguagem do amor”.

Discutir os pontos de melhorias ou os pontos fracos de uma relação requer cuidados e atenção. Não estou falando de DR (discutir a relação onde à comunicação é embasada, apenas em cobranças e culpabilização), mais uma comunicação mais profunda onde as individualidades são respeitadas e o amor do início da relação emerge consideravelmente na relação.

Frequentemente, ouço no meu consultório, “é impossível falar com ele (a), ele (a) nunca me ouve”, sinal de perigo! Se a comunicação está comprometida, essa relação precisa de ajuda urgente!

No caso José Loreto e Débora Nascimento, é difícil analisar quem traiu quem, porque uma relação é constituída de duas pessoas, cada conjugue apresenta 50% de responsabilidade.

Quando a relação apresenta disfunção relacional, alguém invadiu a responsabilidade do outro ou houve omissão por parte de alguém. 

É comum ocorrer entre os casais, após um tempo de relacionamento, o outro deixar de ser notado ou até mesmo ser percebido dentro da relação.

Regulamente os casais só notam a presença do parceiro (a) quando algo ruim acontece como a partilha de intimidade sexual e/ou emocional com outrem, por exemplo, uma traição.

A palavra traição conota dor, sofrimento, decepção e pode levar por caminhos sombrios sem volta, danos psíquicos, humilhação social, separação, divórcio ou sofrimento excessivo como tristeza, ódio, angústia e culpa. 

Mas também pode trazer um aprendizado, onde o casal passa a observar com clareza os sinais evidentes que apresentam no relacionamento.

Acredito que, numa situação como essa, julgar ou culpabilizar não é o melhor caminho, pois não é assim que se encontra solução.

Porém, uma ajuda profissional é recomendada para encontrar novamente o equilíbrio emocional e conjugal.

Ana Cristina da SilvaAna Cristina da Silva é  Psicóloga Clínica. Terapeuta conjugal. Sexóloga. Coach de relacionamento e Pós-graduada em Psicologia Positiva.

E-mail: anacsilva.psicologa@gmail.com

Atendimento presencial e on line (14) 99774-5823.

Av. Das Esmeraldas, 261 Cep: 17.516-000 Marília – SP

Autor Coluna Sexologia

A coluna SEXOLOGIA traz especialistas convidados para escrever sobre este tema tão amplo e que abraça tantas tribos diferentes. Quer participar? Envie seu artigo para o email contato@mercadoerotico.org

LEIA TAMBÉM

live-sexualidade-deficiencia-fisica

REMARCADA – LIVE+SORTEIO com Mirna Zelioli e Leidjane Santos do Projeto SAT

Por questões técnicas das convidadas, essa Live foi remarcada para próxima terça, 21, às 20:30. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *