inbound-marketing

Inbound Marketing para você vender mais!

Inbound Marketing é uma metodologia que consiste em atrair clientes através de estratégias e técnicas de conteúdo digital com a finalidade de nutri-los de informações.

Depois do advento da internet, das redes sociais e do Google ter se tornado um oráculo, onde as pessoas perguntam tudo o que querem saber, o mundo mudou.

Antes, o comportamento de consumo era muito induzido pelas propagandas de TV e rádio ou anúncios de revistas e jornais. Ou você ainda recebia um telefonema de um vendedor, quando não era ele próprio batendo na porta da sua casa!

Mesmo assim, boa parte das pessoas, quando ia adquirir um bem muito caro, como um carro por exemplo, ainda pedia também indicações de conhecidos.

Bom, tudo isso ainda continua existindo de certa forma. Mas hoje, as pessoas querem se informar na internet antes de comprar, mesmo porque já é possível fazer tudo isso do celular mesmo: acessar um site de compras, ver o produto, ver um fórum de discussão sobre ele, procurar um review em um blog, ver vídeos sobre o funcionamento e ainda, dar uma olhada nas redes sociais e pedir a opinião de seus amigos…

O que mudou foi o tempo em que todo esse processo se realiza e se você não for tão rápido quanto os seus concorrentes, está com certeza perdendo vendas.

Parece trabalhoso estar em todos esses lugares virtuais ao mesmo tempo, mas não é. É aí que entra o Inbound Marketing, automatizando todos os processos e fluxos de informação de forma a atrair público para o seu negócio.

A grande sacada é Jornada de Compra e o Funil de Vendas

O Inbound Marketing elabora uma estratégia baseada nesses dois diagramas. A jornada de compra compila as etapas que o lead (considerado aqui como um possível cliente) irá passar até decidir comprar o seu produto ou serviço.

O funil de vendas é uma análise dessa jornada de compras, ou seja, acompanha o prospect e quais são as ações necessárias para fazer com que ele se torne um lead, depois uma oportunidade, e a seguir um cliente.

inboundmarketing

Para cada etapa da Jornada de Compras, ou cada nível do Funil de Vendas é produzido um conteúdo de nutrição desse  lead. Aqui, é possível utilizar todas as mídias da internet (site, páginas de captura de dados, blogs, ebooks, emailmarketing, newsletter, webinars, vídeos, podcasts, redes sociais, adwords, aplicativos) para dar informações ao lead com o intuito de conquistar sua atenção até que ele compre da sua empresa.

Na prática, em geral segue o seguinte esquema:

  • Aprendizado e Descoberta – conteúdos mais gerais que despertem a curiosidade das pessoas, realçando que aquele tema possa conter algum problema relacionado a ele que ainda não é tão consciente por parte delas.
  • Reconhecimento do Problema – conteúdos mais direcionados para aqueles que tem já consciência de um problema, mas ainda não sabe como resolver
  • Consideração da Solução – aqui o lead já sabe o que quer e procura mais informações sobre a melhor solução para o problema dele. Um cruzamento de vantagens como preço, qualidade, atendimento, praticidade, prazos de entrega e pagamento, segurança entre outras.

Portanto, não se trata mais de SPAM, aqueles emailsmarketing que você recebe e que não tem nada a ver com a sua vida. Hoje, você pode ler um texto em um site achar interessante, assinar a newsletter dele,  deixar seus dados em um formulário para baixar um eBook e a partir daí você vai descobrindo mais e mais sobre aquele tema.

Até que um dia você percebe que não dá mais para ficar sem aquele produto, até porque ele também aparece como anúncio em suas redes sociais e mesmo em alguns outros sites e blogs que você consulta.

Até porque, depois de tantas leituras e vídeos que você viu sobre aquele produto ou serviço, você percebe que pode usá-lo de muitas outras maneiras que antes não imaginava possível.

Percebeu a delicadeza?

Por meio do Inbound Marketing é possível analisar detalhadamente seus leads, em características como sexo, idade, profissão, por exemplo. Também pode analisar o comportamento deles: por onde acessaram seu site, quais páginas eles viram, quais materiais baixaram, quanto tempo gastaram em cada página, em quais botões clicaram, etc.

Dessa forma, você consegue segmentar e qualificar cada vez mais os seus leads e montar estratégias de conteúdo exclusivas para cada grupo com características semelhantes respondendo em cheio suas necessidades ou buscas.

Vantagens do Inbound Marketing

Menor custo, maior benefício

Além disso, o Inbound Marketing por trabalhar 100% de forma digital tem retorno sobre investimento (ROI) de 275%, custando 62% a menos que o marketing tradicional.

Mais vendas em menos tempo

Também dimensiona de forma mais racional e inteligente o esforço da sua equipe de vendas, já que o lead chega bem nutrido na etapa da venda, bem informado sobre o produto e as soluções que sua empresa pode ter para ele.

Seus vendedores poderão vender mais em menor tempo, aumentando a produtividade e a motivação, sem falar da rentabilidade da sua empresa.

Conteúdo como capital

Todo o conteúdo gerado para alimentar o site, o blog, as redes sociais, enquanto continuar na internet, permanece gerando resultados mesmo que se mude as estratégias. Ele pode ser otimizado ao longo do tempo, para gerar tráfego.

Mensuração e análise em tempo real

Todas as ações de Inbound Marketing por serem digitais, são também transparentes e facilmente mensuráveis por plataformas como Google Analytics, Insight do Facebook, entre muitas outras.

Isso permite testes A/B e mudanças nas estratégias para otimiza-las de acordo com as mutações naturais dos ambientes virtuais.

Ficou interessado em saber mais sobre Inbound Marketing? Fale com a nossa equipe aqui do site. Temos especialistas nesse negócio!

 

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

 

 

 

 

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

Vem aí: Soft Love Experience! Veja como participar.

Gall Sex Shop em parceria com a Soft Love e a For Sexy irão realizar a 4a edição do Soft Love Day que agora passa a se chamar Soft Love Experience, e promete ser uma verdadeira experiência autêntica e imersiva com um dia inteiro de atividades na sede da Soft Love localizada em São Pedro, no interior de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics