quando-o-amor-e-verdadeiro

Filósofo português revela como identificar o amor verdadeiro além das palavras

Uma das grandes buscas da vida da maioria das pessoas é pelo verdadeiro amor. Poemas e canções são escritos todos os dias em nome do amor, e não faltam declarações por todos os lugares, principalmente em datas como Dia dos Namorados, aniversário de casamento e ocasiões que incitam o romantismo a aflorar dentro de nós. Mas em meio a tanta comoção, como identificar o que é real, e mais ainda: como encontrar o verdadeiro amor?

O filósofo e pesquisador português Fabiano de Abreu acredita que o verdadeiro amor reside muito além das expressões verbais e do ‘amo-te’, expressão que se tornou banalizada nos nossos dias: “São as atitudes que revelam se o seu amor é verdadeiro, não, um simples ‘amo-te’. Falar é fácil, e todo a gente sabe falar, mas é preciso saber demonstrar. A banalização do amor é um grande problema da sociedade atual. Vemos muitos dizendo que amam, mas provando o contrário com atitudes egoístas e individualistas. Deste modo, o ‘amo-te’ pode sair da boca de alguns apenas como uma espécie de confirmação daquilo que a pessoa quer que a outra acredite, sendo o reflexo de uma personalidade calculista que não conhece o amor, mas, que, pressionado a se manifestar, usa palavras que para ele não possui nenhum significado”.

O falso amor é calculista e manipulador

Segundo Fabiano, uma pessoa calculista e manipuladora pode usar as suas falsas declarações de amor a seu favor: “os manipuladores tendem a ser espertos e até mesmo a fazer parecer que amam genuinamente. Mas acho que todos já conheceram o amor alguma vez. Pode não ter ainda conhecido o verdadeiro amor, mas algum tipo de amor possa ter conhecido. Tem pessoas que amam tanto a si mesmo que não dá espaço para amar o próximo. Fazendo com que não sinta o amor verdadeiro e esteja mais preocupado em manipular que sentir. Quando mergulhamos num poço de vaidade e passamos a viver uma vida de aparências, começamos a perceber que dizer “amo-te” pode abrir muitas portas!”

O filósofo revela que não é raro encontrarmos pessoas com este perfil manipulador ao nosso redor: “Se você parar pra pensar um pouco, certamente vai se lembrar de alguém que faz isso constantemente, que fala ‘amo-te’ para todo a gente, ou sempre que precisa de um favor. Alguém que chega todo carinhoso e elogia o próximo com intenção de ter benefício próprio. Nessa toada, pronunciar essas três palavras, passou a ser um grande aliado para aqueles que desejam conquistar algo, imediatamente. O comportamento de quem não sabe amar, mas diz que ama, pode não transmitir exatamente o que eles sentem”.

Como identificar o verdadeiro amor.

Fabiano de Abreu aponta como identificar o verdadeiro amor: “o amor exige atitudes, atitudes do bem. O amor é o sentimento de almas afins e revela em nós sentimentos nobres que nem sequer sabíamos ser capazes de sentir. Quando encontramos esse alguém, que é o nosso verdadeiro amor, a sua presença satisfaz toda a busca. E a nossa presença, satisfaz a dela. A cultura narcisista da atualidade está acabando com o amor já que o amor-próprio está sendo colocado em primeiro lugar e não dá espaço para amar o outro”.

O filósofo selecionou 25 sinais que mostram uma pessoa ama-te de verdade. Confira:

1 — Quando ela passa a se produzir mais na sua presença.

2 — Ela escuta-te e há interesse no que tens a dizer.

3 — Recebes elogios além daqueles que já está acostumado(a) a receber.

Quem ama, ama mais que um detalhe.

4 — Empolgação ao ouvir os seus planos. Quem te ama vai torcer e se empolgar com os seus planos, podendo até mesmo dar conselhos que possa ajudar-te.

5 — Quem te ama verdadeiramente apoia-te, ele não desdenha nem te rebaixa, ele incentiva-te e dá-te espaço.

6 — Há uma vontade de uma ajuda mútua, um exemplo é ao fazer a comida e pergunta-te se pode-te ajudar.

7 — Os seus defeitos não são defeitos e sim motivos de brincadeira para que possam se divertir juntos. Não se enxergam os defeitos como algo tão grave e sim solucionáveis.

8 — Quem ama encontra motivos para enviar uma mensagem, do nada, só para ter o prazer de ser correspondido e saber dos detalhes do quotidiano.

9 — O olhar responde por si só, como a frase: Um olhar vale mais que mil palavras. Na forma de olhar, o cognitivo nos revela o verdadeiro sentimento.

10 — A paciência de escutar com atenção o que o outro tem a dizer já que cada detalhe importa.

11 — Um simples sorriso depois dê o beijo significa o quão agradável é aquele momento.

12 — Por mais que possa não querer falar em futuro, ele está sempre presente nos planos de quem ama.

13 — Quem ama é prestativo e não nega nenhuma ajuda à pessoa amada.

14 — É quase impossível para quem ama não tocar na pessoa nem que seja com a pontinha do dedo.

15 — Aquele que ama fará notar a sua presença. Por mais que disfarce os olhares, a sua mente está tão atenta à pessoa amada que por vezes, ela perceberá que está sendo observado(a).

16 — O prazer ao agradar é algo notório através do relaxamento como resultado de quem agradou.

17 — O carinho vem como um leve passar de mãos na face, no cabelo ou em qualquer parte do corpo. A necessidade do bem-estar e do relaxamento é constante.

18 — A linguagem corporal: atitudes, escuta, olhar, tato, movimentos e principalmente, mudança de rotina e concentração.

19 — O tempo, quem ama oferece tempo pra você com paciência.

20 — Quem ama é sempre sincero nas suas opiniões mesmo quando estas não são agradáveis. A diferença é na forma de explanar e juntos tentarem mudar o errado.

21 — Amar é cuidar sem esperar ser reconhecido. cobrir a pessoa quando está dormindo, defende-la e elogia-la quando não está presente, associar pequenas coisas do quotidiano à pessoa amada e querer muito partilhar com ela.

22 — Quem ama não consegue ver diferença quando está muito arrumado ou pouco arrumado, pois, achará bonito de qualquer maneira.

23 — Não há nojo. Qualquer deslize de sujeira ou cheirinho passa despercebido quando se ama. É como se fosse um leve descuido a ser alertado.

24 — Quem ama cede e tenta entender os pontos de vista do outro de forma a chegar a um patamar em que ambos se sintam bem e confiantes.

25 — E para finalizar a admiração que é o combustível para levantar o astral da pessoa amada para que ela seja feliz, pois, quem ama, quer ver a felicidade da pessoa amada para que também possa ser feliz.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

prolapso-vaginal

Prolapso vaginal: o que é e como tratar?

O prolapso vaginal é a descida de um ou mais órgãos pélvicos, como bexiga, útero ou reto, em direção à vagina. Apesar de ser mais comum em mulheres após o parto, também pode afetar mulheres que nunca engravidaram. Saiba quais são os sintomas, como prevenir e tratar o prolapso vaginal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics