pornografia-para-mulheres

Filmes pornôs: aumentam ou diminuem libido da mulher?

Para alguns é um importante desinibidor. Para outros, uma forma de sexualizar a mulher de forma degradante. Mas uma coisa é certa: ainda não se tem um consenso quanto o estímulo visual para a sexualidade feminina.

Por Cristiane Schneckenberg*

Diversos estudos e artigos foram publicados, mas há um contraponto comum além, é claro, do gosto pessoal: o fator da vergonha.

Nesse artigo publicado no The NY Times (https://www.nytimes.com/2009/01/25/magazine/25desire-t.html) e também nesse estudo realizado por médicos e publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2739403/), os médicos pesquisadores chegaram à conclusão que a única certeza que tinham quanto a estímulo visual e sexual feminino é que as mulheres se imaginam nas cenas dos filmes apresentados.

Para se ter uma ideia, nos testes foram apresentados a grupos de mulheres e homens (Hétero e Homosexuais) cenas de filmes pornôs, dirigidos por mulheres e homens, além também de cenas não relacionadas no âmbito sexual.

Nos filmes pornôs dirigidos por mulheres, vale ressaltar, haviam muito mais cenas de carícias preliminares, ou seja, que antecedem o sexo.

Entretanto, o grupo de mulheres estudado demostrou estímulo em todos os materiais audiovisuais, em contrapartida dos homens, que tiveram resposta a apenas cenas sexuais hetero e homosexuais femininas.

Os estudiosos, ainda, incluíram fatores sociais, como os conceitos ‘puritanos’ instaurados na sociedade patriarcal.

Esses itens turvam os dados das pesquisas, pois eles possuem um peso individual no psicológico de cada mulher, impossibilitando, assim, um estudo fisiológico puro.

Os profissionais incluíram que o estudo ainda precisa ser levado adiante, estudando esses comportamentos e a reação corporal entre homens e mulheres com o passar dos anos e em diversas gerações.

Ou seja, ainda há muito a se pesquisar, descobrir e saber sobre o que realmente excita as mulheres.

Cristiane Schneckenberg

*Cristiane Schneckenberg é médica ginecologista e obstetra. Participa da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade de Ginecologia da Infância e Adolescência. Desenvolveu projetos de formação direcionados a professores e profissionais da saúde para a abordagem da sexualidade na adolescência. Com uma constante presença na mídia, procura democratizar informações sobre a saúde da mulher. Um espelho para Vênus é seu primeiro livro de ficção, no qual usa seus conhecimentos médicos para narrar uma história sobre amor, relacionamento e sexualidade. Reside em Ponta Grossa, atuando em sua clínica, a CS Clin, de saúde e estética da mulher.

Autor Coluna Sexologia

A coluna SEXOLOGIA traz especialistas convidados para escrever sobre este tema tão amplo e que abraça tantas tribos diferentes. Quer participar? Envie seu artigo para o email contato@mercadoerotico.org

LEIA TAMBÉM

Dia do Choro- homem também pode chorar

Entenda como “segurar o choro” pode afetar a saúde mental 

No Dia Nacional do Choro (23), especialistas do CEJAM explicam como a anulação de sentimentos pode prejudicar o bem-estar. O tabu que existe em torno do assunto, principalmente por conta da pressão social sobre o masculino, enfatiza a ideia de que eles devem ser fortes e controlados emocionalmente, evitando expressar qualquer tipo de vulnerabilidade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics