Inicio >> Hot News >> 5 Dicas para uma Black Friday de sucesso
5-dicas-de-sucesso-black-friday

5 Dicas para uma Black Friday de sucesso

Pesquisadores traçam perfil de consumo e dão 5  dicas de como aproveitar a Black Friday para vender muito.

A pandemia causada pela Covid-19 gerou uma mudança no comportamento de compra por parte dos consumidores, o que tornou ainda mais desafiador fazer campanhas assertivas e estratégicas.

Por isso, a Kantar acaba de realizar uma análise qualitativa, seguindo a metodologia NeedScope, com o objetivo de ajudar as marcas a entenderem os diferentes perfis dos shoppers durante a Black Friday, que esse ano, no Brasil, será no dia 27 de novembro.  

“O NeedScope traz como principal ponto o fato de que cada consumidor tem uma particularidade ao se relacionar emocionalmente com as compras na Black Friday. De acordo com cada necessidade emocional percebida, dentre as 6 existentes no modelo, é possível entender que shoppers buscam canais, promoções e mensagens que melhor se conectam com a necessidade emocional daquele momento”, afirma Karina Collenghi, gerente de contas da Kantar e especialista em NeedScope. 

Entenda a necessidade emocional do seu cliente na Black Friday

A executiva explica que, por exemplo, um shopper de necessidade emocional vermelha para a Black Friday tende a aproveitar e interagir com todas as ações possíveis, já que ele precisa de energia e dinamismo para encontrar boas oportunidades.

Diferente do shopper de necessidade marrom. Esse, por sua vez, prefere ficar mais tranquilo e tenta encontrar apenas o que lhe convém de verdade nesse período de compras frenéticas.  

Na Black Friday as marcas precisam explorar o arquétipo que se conecta com o próprio posicionamento dela. Se a marca tem uma personalidade mais amigável, feliz, tranquila, que transmite informações genuínas, ela já atrai consumidores com essa mesma personalidade. 

O NeedScope traçou os 6 perfis dos consumidores, com base em conexões emocionais, de forma agrupada, considerando as características dos arquétipos que se dividem em cores – o que vale para o tipo de posicionamento que as marcas devem ter durante a Black Friday de acordo com seu público: 

  • VERMELHO – tipo de shopper/comprador que se joga na Black Friday e gosta de ser estimulado por todo o evento, sendo capaz de agarrar ótimas oportunidades; 
  • ROXO  existe um sentimento de superioridade nesse território. É um perfil que busca os negócios de forma competitiva, para tentar tirar a melhor negociação possível do vendedor; 
  • AZUL – compradores/consumidores que, de maneira calma, fazem suas estratégias de compra. O intuito deles é buscar uma experiência que tenha muitos benefícios. Existe um planejamento do que ele pretende comprar e o que ele realmente vai conseguir um bom negócio; 
  • MARROM  existe uma passividade nesse território. Essas pessoas acabam sendo ‘levadas’ pela Black Friday e acompanham de forma passiva até acharem algo que possa atender as necessidades deles; 
  • LARANJA – é o consumidor que adora fazer parte de um evento grande. Para eles a Black Friday tem a ver com dividir a experiência e as boas compras com outras pessoas; 
  • AMARELO – é o de pessoas que entendem a experiência da Black Friday como uma super diversão, sendo um evento espontâneo e surpreendente. O que será que a Black Friday pode trazer?  

Mais 4 Estratégias para faturar na Black Friday

A Lomadee, startup de consultores digitais do Movimento Compre&Confie, apresenta dicas de como vender mais neste período de promoções, que promete um retorno financeiro muito vantajoso para quem trabalha com vendas online.

Abaixo confira as recomendações para vender melhor no e-commerce durante a Black Friday e ir de acordo com as expectativas dos consumidores.

1.Produtos mais vendidos

Apesar da Black Friday ser abrangente e promover preços baixos para todos os tipos de produtos, alguns segmentos acabam se destacando e se tornam foco dos compradores.

No ano passado, por exemplo, o setor de eletrônico foi o que mais se evidenciou nas vendas, segundo dados da Neotrust|Compre&Confie.

Por isso, vale identificar os produtos que estão em alta entre os consumidores e, assim, apostar em uma estratégia de vendas direcionadas para eles.

2. Explore ao máximo as redes sociais

Diversos estudos sobre o setor apontam que cada vez mais a recomendação de produtos por influenciadores é fator importante para decisão de compra.

Assim, investir na divulgação em mídias sociais como Facebook, Youtube, Whatsapp, Tik Tok e Instagram pode ser uma estratégia de alavancagem nas vendas, uma vez que estes canais permitem anúncios mais humanizados e que gerem maior engajamento com os usuários que se identificam com o afiliado que está promovendo o produto.

3. Fatores que determinam a compra

Além de um preço justo, outros aspectos interferem no momento de decisão de compra de um consumidor digital.

Para que ele defina em qual loja virtual irá realizar seu pedido, condições como agilidade na entrega, frete gratuito e possibilidades de parcelamento ideais, se tornam essenciais na hora da aquisição.

4 .Foco no consumo próprio

A maior parte dos consumidores que realizam suas compras na Black Friday, visam o consumo próprio, ou seja, farão compras para se auto presentear.

Pensando nisso, é interessante que os consultores estabeleçam estratégias que promovam este conceito e que enfatizem as vantagens de comprar para si mesmo.

Vale ainda destacar que existe também um grupo alto de consumidores que buscará ofertas na data para poder antecipar os presentes de Natal.

Sobre a Kantar 

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo. 

Sobre a Lomadee

Criada em 2009 com a promessa de revolucionar as formas de monetização na internet, a Lomadee foi pioneira em marketing de afiliados na América Latina e eleita a melhor plataforma de afiliados em 2019. Com mais de 400 mil consultores online especializados, a companhia possibilita que empresas possam diversificar sua publicidade digital e oferece a usuários a possibilidade de independência financeira por meio do empreendedorismo digital.

CLIQUE AQUI  PARA VER A BLACK FRIDAY DE 27 SEX SHOPS DE TODO O BRASIL

 

Quer aprender mais sobre vendas em sex shops ?

Acesse também:

www.escolamercadoerotico.com.br

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 
 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

livraria de ebook MercadoErotico.org

MercadoErotico.Org lança Livraria Virtual

Veja como acessar ebooks sobre sexualidade e negócios eróticos. Há obras gratuitas e outras a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *