Dia-dos-Namorados-aquece-a-economia

Dia dos Namorados aquece a economia

Nada como aquecer a relação com um presente acompanhado de palavras de amor. Mas nada mais aquecido ficará o comércio em junho que aguarda uma injeção de 18 bilhões de reais na economia por causa do Dia dos Namorados, afirma o professor de varejo, Ulysses Reis, da Strong Business School.

Segundo uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas e pelo SPC, 56% dos pesquisados disseram que vão comprar um presente para a pessoa amada e 31% afirmaram que deverão comprar mais de um item.

Para o especialista, o  Dia dos Namorados veem mudando suas características ao longo dos anos de forma mais significativa que as demais datas no calendário comercial. 

Tradicionalmente, o dia dos namorados vinha como a quarta ou terceira data mais importante no calendário comercial. Primeira é o Natal, depois Dia das Mães, depois Dia dos Pais e, em quarto lugar, Dia dos Namorados.

Atualmente, essa data, está ultrapassando, em vendas, o Dia das Mães. Ulysses explica que há várias questões para isso. As mulheres estão tendo menos filhos, houve mais separações e crise do desemprego.

O professor da Strong, explica também os motivos, pelos quais, o Dia dos Namorados está deixando o comércio mais eufórico. Segundo ele, são três etapas de consumo:

1 – O pré – venda de roupas, joias e bijuterias, artigos de beleza como perfumes, cremes e maquiagem, além de tratamentos em salões de beleza e barbearias

2 – Durante – troca de presentes, ou seja, dobra a quantidade de compras no mercado, pessoas das mais diversas idades têm alguém a que presentear nesse dia

3- O pós – restaurantes, hotéis e motéis, bares, passeios e viagens, casas noturnas que também abraçam esse filão e levam também os solteiros para curtir o dia.

Segundo o professor de varejo da Strong Business School, a mesma pesquisa da CNDL mostra que o gasto para agradar quem se ama será em média de R$ 196,00 esse ano.

O professor estima que o Dia dos Namorados terá um aumento nas vendas de até 5% em relação ao ano passado.

Ulysses explica que as datas comemorativas estão sempre sendo criadas ou adequadas para estimular o consumidor a comprar.

Por exemplo, o Halloween, uma data americana que, em regiões de maior poder aquisitivo do Brasil, já se fixou no calendário comercial. 

Segundo o especialista em varejo: “As datas refletem valores de uma sociedade, comportamento dos consumidores e a realidade de um período econômico, além de contribuir com a economia aumentando a produção e gerando postos de trabalho”.

No Brasil, as datas comemorativas começaram a tomar força no Natal de 1931 e segundo o professor da Strong ainda vem mais.

Mas, enquanto isso, o importante mesmo é viver o amor e as relações que obrigatoriamente não precisam passar pelo presente. 

E até mesmo para quem não tem um parceiro ou parceira, mas são enamorados da família ou da vida , que tenhamos todos um lindo dia dos namorados.

Sobre a Strong Business School – faculdade negócios com mais de 25 anos de mercado e 4 campis na grande São Paulo, conveniada e certificada pela FGV. Nos nossos quadros há professores Phds, pesquisadores internacionais, centros de estatística e convênios com as maiores universidades da Europa e Estados Unidos.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

Livro-Cavalo-Lucas Castor

“Cavalo” aborda dilemas do homem contemporâneo 

Primeiro livro do brasiliense Lucas Castor, finalista do Prêmio Mozart Pereira Soares, acompanha protagonista de meia idade em busca da reconstrução dos laços afetivos e de si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics