Como aumentar as vendas de produtos sensuais?

O mercado de produtos sensuais tem crescido constantemente ao longo dos anos, à medida que a sociedade se torna mais aberta e mais pessoas procuram maneiras de melhorar sua vida sexual.

No entanto, as perguntas que não querem calar é “como vender mais produtos eróticos?” ou “como arrumar clientes de sex shop?”, pois ainda há muitas pessoas que são tímidas ou desconfortáveis com a ideia de comprar produtos eróticos.

E creio que a resposta está clara: é preciso popularizar cada vez mais o produto sensual, íntimo ou erótico, indo além de só quebrar os tabus (como se fosse fácil), mas também fazer com que a população perceba que esse tipo de produto deixou de ser um luxo e passou a ser também essencial para o exercício de uma sexualidade mais saudável e positiva, como também um facilitador das relações.

No Brasil, estima-se que apenas 30% da população já teve contato com algum produto erótico. Ainda temos muito a conquistar, já que em comparação com outros países estamos bem atrás no que tange o consumo de produtos sensuais.

No levantamento Mapa do Brasil Erótico 2022, Paula Aguiar, autora do estudo cita que 82% das americanas possuem um vibrador em casa.

Por isso, selecionamos algumas estratégias que observamos ao longo dos últimos 20 anos, aliadas com as tendências de 2023 para ajudar a abrir mais o mercado consumidor de produtos sensuais e, dessa forma aumentar as vendas em toda cadeia produtiva do setor:

1 – Crie uma experiência acolhedora e inclusiva

Para muitas pessoas, a ideia de entrar em uma loja de sex shop, ou mesmo receber uma consultora de produtos íntimos ainda pode ser intimidante.

Por isso, a venda consultiva é a forma mais eficiente de atendimento. Demanda maior estudo, preparo e constante atualização em pesquisa do setor, porém é o que ainda transfere maior confiança e acolhimento ao cliente, além de fidelizá-lo a longo prazo.

Também é importante ter uma variedade de produtos que atendam a diferentes gostos e necessidades, para que os clientes se sintam à vontade para explorar sem se preocupar em serem julgados.

2 – Use o poder das mídias sociais

Embora haja uma crescente censura nas redes para os assuntos pertinentes ao nosso setor, as mídias sociais são uma ferramenta poderosa para alcançar novos clientes e criar um senso de comunidade em torno da sua loja.

Uma das formas de evitar a censura e obter resultados usando as plataformas como Instagram, Facebook e TikTok é deixar de lado os conteúdos mais explícitos para dar lugar para informações relevantes sobre saúde e bem estar íntimo, bem como memes e trends de entretenimento, além de mensagens inspiracionais.

Dessa forma, você pode chamar a atenção de internautas que ainda não sejam consumidores de produtos íntimos, atraindo-os aos poucos para o seu site, blog e grupos de whatsapp onde você poderá aprofundar assuntos mais picantes e dessa forma ir criando um interesse maior pelos produtos.

3 – Ofereça eventos e workshops

Essa sempre foi uma ótima maneira de atrair novos clientes para sua loja ou revenda de sex shop. Os eventos podem ser sobre uma variedade de temas, desde como melhorar a comunicação em um relacionamento até técnicas de massagem sensual e outras artes sensuais.

Esses eventos não só ajudam a atrair novos clientes, mas também criam um senso de comunidade em torno do seu negócio e ajudam a normalizar a ideia de discutir sexo e prazer abertamente. É também o ambiente perfeito para que seus clientes troquem testemunhos e impressões sobre os produtos.

4 – Tenha uma presença online forte

Além das mídias sociais, ter uma presença online forte é essencial para atrair novos clientes para sua loja de sex shop. Invista em um site profissional que seja fácil de navegar e que inclua um conteúdo otimizado para os sites de busca sobre seus produtos, promoções e eventos.

Coloque sua loja no Google Meu Negócio, preenchendo todas as informações necessárias para que sua sex shop seja facilmente encontrada no site de busca mais acessado. Estimule que seus clientes façam avaliações positivas por lá, para que te ajude no indexamento além de conquistar mais confiança e credibilidade.

Também é importante ter um sistema de compras online seguro e fácil de usar, para que os clientes possam comprar produtos discretamente e sem preocupações.

5 – Aproveite eventos e datas comemorativas

Datas como o Dia dos Namorados ou o Halloween, são ocasiões incríveis para promover sua loja ou revenda de sex shop e aumentar as vendas. Crie promoções especiais e ofereça descontos em produtos específicos relacionados ao tema do evento.

Também é uma boa ideia criar vitrines temáticas e kits em sua loja para atrair a atenção dos clientes e criar uma atmosfera festiva e inspiradora para que eles possam inserir essas ideias também em seus ambientes íntimos.

As datas comemorativas também são a ocasião perfeita para que você conquiste mais visualizações, alcance e engajamento nas redes sociais.

6 – Ofereça produtos de qualidade e variados

Oferecer uma ampla variedade de produtos de qualidade é essencial para atrair e manter clientes em sua loja de sex shop. Disponibilize sempre produtos que atendam a diferentes necessidades e preferências, como vibradores, lubrificantes, brinquedos para casais e produtos de BDSM.

Além disso, é importante escolher fornecedores de confiança que ofereçam produtos de alta qualidade e que atendam aos padrões de segurança necessários.

Nossa sugestão é que você tenha no mínimo três opções de preços e/ou marcas de cada produto do mix básico de produtos de uma sex shop para que seus clientes possam escolher.

A cada 3 meses troque o produto que menos vende por uma nova marca, procurando diferenciais em relação ao produto anterior para que você tenha sempre novidades.

Assim você conseguirá puxar conversa também em sua linha de transmissão, como o famoso “olha o que acabou de chegar na loja!”

7 – Ofereça um ambiente seguro e discreto

Para muitas pessoas, comprar produtos em uma loja de sex shop pode ser uma experiência desafiadora. Por isso, é importante oferecer um ambiente seguro e discreto em sua loja.

Aposte na iluminação e escolha um estilo de música ambiente que sejam adequadas e que a privacidade dos clientes seja respeitada. Invista em um aroma que seja acolhedor e envolvente e que marque a memória dos seus clientes toda vez que ele for visitar a sua loja.

Receba seus clientes oferecendo conforto e descontração. Decore seu espaço com assentos confortáveis, estimulando o toque pela textura e a visão por uma paleta criativa de cores sensuais.

Também é importante treinar seus funcionários para que possam ajudar os clientes de maneira profissional e respeitosa.

Por essa mesma razão é fundamental que você também tenha um serviço delivery ágil e discreto ou um serviço mais personalizado com atendimento in company ou in home para fidelizar os seus clientes, principalmente agora na pandemia, onde as pessoas estão com o hábito de pedir pelo whatsapp e receber suas compras no conforto e na segurança de sua própria casa.

O importante papel dos fornecedores

As empresas fornecedoras também podem desempenhar um papel fundamental em ajudar as lojas de sex shop e revendedores de produtos sesnausi a atrair e reter clientes.

Veja abaixo como isso é possível:

1 – Oferecer produtos de qualidade

As empresas fornecedoras de produtos eróticos devem garantir que seus produtos sejam de alta qualidade e seguros para uso. Além disso, é importante que eles ofereçam uma ampla variedade de produtos que atendam a diferentes necessidades e preferências dos clientes.

2 – Oferecer treinamento e suporte

É fundamental que os fornecedores ofereçam treinamento e suporte aos funcionários das lojas e revendedores de sex shop para que possam fornecer informações precisas e úteis sobre os produtos. Isso ajudará a criar uma experiência positiva para os clientes e aumentar a confiança na loja e nos produtos que estão sendo vendidos.

3 – Promover seus produtos em eventos e feiras

Isso pode ajudar a aumentar a conscientização sobre os produtos, quebrar tabus, mostrando que a nossa indústria é como qualquer outra, profissional, organizada e que além de disponibilizar produtos voltados para o prazer, também emprega milhares de pessoas, pagam impostos ajudando a economia do país crescer e colaborando indiretamente para o trabalho social governamental.

4 – Fornecer materiais de marketing e publicidade

Materiais de marketing e publicidade como banners, folhetos e catálogos ajudam a atrair a atenção dos clientes e criam uma imagem positiva para a loja e para os produtos. Mostrar o trabalho elaborado em torno das diferentes marcas de produtos também inspira ao consumo como um novo life style onde a sexualidade aparece como algo positivo e fator primordial para a qualidade de vida e fortalecimento dos laços de afetividade.

5 – Trabalhar em parceria com as lojas e revendedores de sex shop

Criando campanhas de marketing conjuntas e oferecendo promoções especiais para os clientes dos lojistas, os fornecedores podem ajudar a aumentar as vendas para ambas as partes e a criar uma relação de confiança e respeito mútuo.

Se todos os envolvidos na cadeia produtiva do mercado erótico brasileiro pensarem em uma estratégia conjunta e estruturada de crescimento é possível revolucionar a nossa indústria em tempos onde o diálogo sobre sexualidade está mais aberto do que nunca.

Nós do Mercadoerotico.org sempre tivemos esse objetivo e estamos abertos a parcerias e propostas nesse sentido. Vamos conversar?

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

beneficios-do-pompoarismo-para-a-saude-da-mulher

Os Benefícios do Pompoarismo para a Saúde da Mulher

O pompoarismo é uma prática milenar originária da Índia e difundida na Tailândia, que consiste em exercícios de contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. Essa técnica, muitas vezes associada à sexualidade feminina, oferece uma série de benefícios para a saúde da mulher que vão muito além do aspecto sexual.  Veja mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics