pesquisa-mapa-do-brasil-erotico-2022

Resultados do MAPA DO BRASIL ERÓTICO 2022

Pela primeira vez, o vibrador aparece como o item mais vendido nas sex shops. Maioria das vendas são feitas pela internet

O Portal Mercadoerotico.org acaba de lançar os resultados da pesquisa “MAPA DO BRASIL ERÓTICO 2022”, um levantamento nacional comparativo com a primeira edição desse estudo, realizado de forma pioneira em 2009, pela sexpert business, Paula Aguiar.

Composta por mais de 30 questões, a pesquisa foi aplicada por meio de formulário durante o mês de outubro e direcionado aos empreendedores da cadeia produtiva do mercado erótico brasileiro.

E usou como base, o primeiro questionário de 2009, com acréscimo de outras questões que só passaram a ter representatividade em 2020.

“Em 2009, as redes sociais estavam começando a se popularizar. Havia pouca adesão aos marketplaces. E não existia o Whatsapp ou o Telegram. A forma como se vende e se consome produtos sensuais mudou. A indústria nacional cresceu enormemente nesse período. A representatividade do mercado erótico como um setor produtivo da economia atualmente tem outro status.” explica Paula Aguiar, autora e responsável técnica do Mapa do Brasil Erótico.

Esse novo levantamento também está inserido na Campanha SextoyDay Brasil, que acontece no próximo 4 de novembro. Sex shops de todo o país estão com ações previstas para naturalizar o uso do sex toy de forma segura, saudável e positiva.

Alguns pontos principais do MAPA DO BRASIL ERÓTICO 2022 apontam uma grande transformação pela qual a sociedade brasileira passou nos últimos quinze anos:

  • O vibrador passou a ser o item mais vendido nas sex shops. Paula acredita que é resultado do empoderamento feminino e da busca pelo autoconhecimento pelo auto prazer, uma tendência que foi acelerada pelo isolamento social da pandemia.
  • A nova onda do bem estar sexual e autocuidado fez com que o lubrificante aparecesse como o 3º item mais procurado em sex shops. Em 2009 , ele nem foi citado.
  • A lingerie sex figura como 4ª nesse ranking. Fruto das inovações nesse produto. Principalmente na calcinha, tornando-a mais divertida e interativa, se tornando quase um sextoy. Modelos com pérolas massageadoras ou letras que personalizam a peça, conferem maior cumplicidade para a relação.
  • O maior canal de vendas são as redes sociais e a SexShop Virtual aparece como o tipo de negócio mais atrativo, refletindo os novos tempos de home office e vendas online.

Um mercado adulto de fato

O MAPA DO BRASIL ERÓTICO 2022 mostrou que o setor também está mais amadurecido em relação a primeira edição do estudo feita em 2009. Hoje 77,2% dos pesquisados já se dizem atuantes e estabelecidos no Mercado Erótico, contra apenas 17% que em 2009 se considerava estabelecido.

Em 2009, os resultados apresentavam empreendimentos muito novos ainda, em sua maioria com menos de 1 ano (45%). Em 2022, os negócios em sua maioria estão com 3 anos. (35,1%), seguidos de perto por empresas de até 10 anos. (28,1%)

O levantamento feito em 2009 apontava que na época apenas 3% da população em algum momento tinha consumido produtos de sexshops. Já em 2022 temos uma estimativa de 30% da população, reflexo das mudanças sociais e fenômenos de massa como filmes, novelas e outros.

Apesar de parecer um salto considerável, devemos lembrar que esse ano tivemos a noticia de indicação de vibradores por médicos e o advento da tendência do Bem estar e Saúde Sexual no mundo inteiro.

Outro dado a mencionar é que 82% das americanas possuem um vibrador em casa e as brasileiras ainda estão longe disso, mas com certeza estamos caminhando.

Confira o levantamento mais detalhado aqui.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

campanha-outdoor-labareda-boutique

Labareda apela pro André e Campo Grande pega fogo!

Não se fala em outra coisa: Labareda Boutique abala mais uma vez com a sua nova campanha de outdoors em Campo Grande usando como de costume o humor para atrair a atenção dos transeuntes e marca mais um gol na história do marketing erótico no Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics