Carnaval: dicas para cuidar da saúde íntima durante a folia

O carnaval começa neste final de semana e alguns cuidados são importantes para não haver problemas na saúde íntima.

Por isso, listamos alguns pontos para serem seguidos durante os dias de blocos, com a ajuda de Yara Caldato (@yaracaldato), médica ginecologista regenerativa, funcional e estética. Confira:

  1. Cuidado ao utilizar o banheiro público.

É importante lembrar que banheiros compartilhados abrigam muitos germes. O quão contaminado o ambiente está vai variar da frequência em que ele é limpo durante o dia, à ventilação do espaço.

Pode haver disseminação de certos vírus e bactérias causadores de doenças nos banheiros públicos, mas sentar num vaso sanitário contaminado e pegar alguns vírus ou bactérias na pele não necessariamente deixará a pessoa doente, pois não são doenças causadas somente por contato.

Porém se a mulher estiver com alguma lesão na pele, pode ser contaminada por alguma bactéria específica.

  1. Não prenda o xixi.

Quanto mais segurar a urina para ir em um banheiro adequado, maior a chance de gerar problemas, como a infecção urinária, por conta da presença de bactérias, explica a ginecologista.

Os “condutores urinários” podem ser uma opção. Há os feitos por materiais como silicone, plástico e papelão fáceis de encontrar na internet.

  1. Evite fantasias apertadas e desconfortáveis.

O calor pode prejudicar a saúde da vagina, pois a combinação de clima abafado, suor e atrito junto com roupas ‘justas’ ou de tecidos sintéticos, faz com que a região se torne favorável ao surgimento de fungos e bactérias, que podem desenvolver doenças como a candidíase, informa Yara.

Roupas molhadas também devem ser evitadas. O ideal é sempre proteger a área íntima com peças 100% algodão.

  1. Não compartilhe peças íntimas.

Regra básica, as peças íntimas são de uso único e exclusivo. Lembrar que podem ser transmitidas doenças com o compartilhamento.

  1. Proteja-se sempre! Use preservativo.

Além de prevenir a gestação indesejada, o uso do preservativo é importantíssimo para evitar contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.

Lembrar que as doenças também são transmitidas através do sexo oral e anal, portanto, sempre usar preservativo em todas as práticas.

Além disso, Yara compartilhou em seu instagram e apontou alguns itens indispensáveis para levar na pochete:

Camisinhas (masculina ou feminina);
Lenços umedecidos;
Álcool em gel (para a limpeza das mãos).

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

dismorfia-corporal

Como a busca pela estética pode evidenciar a dismorfia corporal

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o Transtorno Dismórfico Corporal (TDC), ou dismorfia corporal, é caracterizado pela distorção na percepção do indivíduo a respeito de sua aparência, gerando uma preocupação excessiva com um ou mais defeitos ou falhas em sua aparência física que não são observáveis, parecem leves para os outros ou sequer existem. Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics