ecossexualidade

ECOSSEXUALIDADE: Pesquisa do Bumble mostra que pessoas buscam Eco Dating

Pesquisa do Bumble aponta que usuários da Gen Z e Millenials querem namorar pessoas que compartilhem das mesmas opiniões sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental

Segundo pesquisa realizada pelo Bumble – primeiro aplicativo de namoro em que as mulheres dão o primeiro passo e iniciam a conversa – a conscientização ecológica tem impactado a busca por uma conexão romântica.

Recentemente, indivíduos com mentalidade “verde” estão destacando seus interesses ambientais em aplicativos de namoro, criando uma tendência conhecida como “Green Dating”.

O conceito do “Green Dating” se popularizou entre os usuários Millenials e Gen Z, que são mais ativos nos aplicativos de namoro e, também, as gerações mais empenhadas com o ativismo ecológico. 

Por esse motivo, cada vez mais a conscientização tem influenciado a busca por uma conexão romântica. O recente estudo do Bumble descobriu que mais de 69%  dos usuários entre 18 e 34 anos acham que é importante estar ciente de seu impacto ambiental.

Isso se traduz em seu comportamento em relacionamentos, com mais de 59% querendo namorar alguém que compartilhe das mesmas opiniões sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

Esse fator influencia não só quem achamos atraentes, mas também como percebemos as famosas “Red Flags” – comportamentos de um parceiro em potencial que servem como alerta de que eles podem não ser o match perfeito.

Isso é particularmente verdadeiro quando se trata de quem nos interessa, com mais da metade (59%) dos entrevistados achando mais atraente alguém que se preocupa com o impacto ambiental.

O estudo também aponta que mais de 36% dos respondentes acha que pessoas que se preocupam com o meio ambiente são melhores parceiros porque isso mostra que são atenciosos e sensíveis, além de compartilharem os mesmos valores.

Para mostrar seu interesse em um estilo de vida ecologicamente consciente e encontrar outras pessoas que se sintam da mesma maneira, os usuários do Bumble podem adicionar o selo ‘Causas ambientais’ ao seu perfil ou também selecionar selos de interesse para ‘vegetarianismo’ ou ‘veganismo’.

Javier Tuiran, o porta-voz da Bumble, explica: “Proteger o planeta está na mira da Geração Z e dos Millennials. Vemos como isso influencia cada vez mais as decisões que eles tomam em seus encontros e relacionamentos. Dados da pesquisa Trends for Dating 2023 do ano passado revelaram que para 39% dos entrevistados era importante que seu parceiro estivesse ciente de seu impacto ambiental e para 31 % que seu futuro parceiro tivesse um estilo de vida voltado para o desenvolvimento sustentável. Hoje sabemos que temos que mudar nossos hábitos pelo planeta e fazer isso juntos parece mais fácil e divertido”.

A ascensão do ‘Green Dating’ também significa que os usuários do Bumble estão mais conscientes de certos comportamentos de seus (potenciais) parceiros. Para mais de 38% dos solteiros, a reciclagem – ou a falta dela – é a maior “red flag”, mas isso não é tudo. O Bumble também identificou as maiores “red flags” para os solteiros ecologicamente conscientes:

  1. Se recusar a reciclar (38%)
  2. Não se importar com o meio ambiente (37%)
  3. Recorrer a serviços de entrega ao domicílio quando não é necessário (23%)
  4. Optar por um transporte mais confortável e com maior pegada de carbono (21%)
  5. Ainda consumir uma dieta contendo muita carne (20%)
  6. Não querer mudar os hábitos que agridem o meio ambiente (18%)
  7. Não se preocupar em comprar produtos sustentáveis/orgânicos ou sazonais (18%)

Embora alguns comportamentos possam ser prejudiciais para as pessoas, o Bumble destaca que é importante comunicar sua postura com gentileza, pois as opções ecológicas podem não ser facilmente disponíveis ou acessíveis para todos.

Para garantir o respeito no aplicativo, o Bumble tem liderado a introdução de vários recursos de segurança e foi um dos primeiros aplicativos a introduzir verificação de fotos (2016), lançar bate-papo por vídeo no aplicativo (2019), usar inteligência artificial para desfocar imagens obscenas não solicitadas (2019) e, mais recentemente, proibir qualquer discurso contendo “body shaming” (2021).

DISCLAIMER

Todos os números, salvo indicação em contrário, são do YouGov Plc. O tamanho total da amostra foi de 1.014 adultos. O trabalho de campo foi realizado entre 6 e 13 de março de 2023. A pesquisa foi realizada online. Os números foram ponderados e são representativos de todos os adultos da França de 18 a 34 anos.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

primeiro-encontro

Primeiro encontro: 70% dos solteiros se surpreendem com aparência real do Crush

Além das expectativas em relação à aparência física do Crush nos encontros, o crescente uso de filtros de imagem para aprimorar as fotos têm impactado significativamente a experiência nos aplicativos de namoro. A pesquisa, realizada em abril, ouviu mais de 3 mil usuários no Brasil e revela diferenças geracionais marcantes sobre a maneira como as pessoas se apresentam e suas preferências por perfis. Saiba mais aqui .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics