live-jogo-das-intencoes

Jogo da Intenções: criando conexões íntimas

Indicado como Melhor Acessório Erótico de 2020, o Jogo das Intenções conquistou seu espaço durante o isolamento social com sucesso

Composto de 85 cartas com perguntas distribuídas em 3 categorias de intensidade, o Jogo das Intenções reposicionou a categoria “jogos eróticos” no mix de opções de produtos sensuais em 2020.

O isolamento social trouxe novas demandas aos relacionamentos e, se para alguns revelou a necessidade de autoconhecimento e exploração corporal, para outros foi um momento de tédio e falta de libido.

O sucesso do Jogo das Intenções, expresso inclusive por um belo depoimento de um cliente na cerimônia do Prêmio Melhores do Mercado Erótico e Sensual 2020 parece estar intimimente ligado com a sua essência: criar conexões íntimas.

Idealizado por um trio de talentos diferenciados, esse baralho se destaca sobre todos os demais por trazer aos seus jogadores, de forma muito suave, a reflexão sobre o autoconhecimento e o diálogo sobre sexualidade que muitas vezes fica velado.

Tânia Bischoff,  Luís Müller e Tina Perrone partiram de um jogo de perguntas e respostas sobre escolhas profissionais para criar um novo game para o universo da sexualidade. E a aceitação foi surpreendente.

Engana-se que o Jogo das Intenções tenha sido desde então usado somente por casais: em uma de nossas lives no instagram @mercadoerotico, Bruna Moraes da Do Seu Jeito Sex Shop deu seu depoimento como ele também torna as “resenhas entre amigos” mais divertida e descontraída.

Como nasceu o Jogo das Intenções

“Foi em uma noite descontraída de fevereiro de 2018, quando estávamos na praia de Lagoinha do Norte que nasceu a ideia do Jogo das Intenções. Depois de algumas taças de vinho, jogando esse baralho sobre as escolhas profissionais que começamos a criar categorias eróticas para um novo jogo”, conta Tânia que é psicóloga especializada em recrutamento e mercado de trabalho.

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (1996) e Pós-Graduada em Psicologia Organizacional (1992) pela PUCRS, Tânia também foi professora universitária em cursos de graduação de Psicologia e Administração e MBAs em Gestão de Pessoas e Competências. É consultora com experiência em organizações com ênfase em Psicologia do Trabalho e Social. Atua como consultora em gestão de pessoas junto às instituições públicas e privadas.

O marido, o Luis, com quem Tânia tem dois filhos já adultos, é alemão,  veterinário, especializado em agropecuária e um grande parceiro que participou ativamente de todo o processo de criação do novo jogo.

Complementando o time, Tânia chama então a webdesigner Tina Perrone em maio de 2019, com quem já tinha desenvolvido outros projetos anteriormente para desenhar o conceito do Jogo das Intenções.

“O conceito então era que o jogo não seria direcionado para homens ou mulheres, fazer perguntas sem preconceitos, por isso optamos por usar @ nos pronomes indicativos de gênero. Em todas as cartas não falamos de vagina ou pênis, a gente fala de sexo, para podermos ter diversidade e inclusão. Toda a minha formação junto com as formações do Luís e da Tina favoreceram a criação de uma linguagem mais contemporânea” explica Tânia.

Em junho de 2019, a primeira a testar o Jogo das Intenções foi a Luana Lumertz da Egalité, que também é Youtuber. Vendo que o jogo funcionava de verdade e, gostando muito da ideia, Lu passou uma lista de 10 outros influenciadores para o trio enviar a novidade. Nomes como Vagina Sem Neura e Inteligência Erótica estavam nessa lista. 

“Nem todos nos responderam, mas quem respondeu deu a maior força. A gente fez uma pesquisa de opinião em termos de cores  e outros detalhes. Em paralelo, continuei trabalhando no baralho, enxugando as 5 categorias que tinha 116 cartas iniciais em 3 grandes categorias, com a influência da cromoterapia: Preliminares (amarelo), Safadeza (laranja) e Ação (vermelho). E como já tínhamos o feedback da pesquisa, algumas pessoas sinalizaram que não queriam responder certas perguntas. Então criamos as ‘cartas de escape’ de cor rosa, porque é a cor de cuidado e proteção”, conta.

Tânia ainda contou com a assessoria de um amigo gamer que disse “todo jogo tem que ter uma forma de ganhar”, que ajudou a formatar o manual.

A Luana Lumertz apresentou o trio de criadores do Jogo das Intenções a um distribuidor de produtos sensuais de Porto Alegre. “O distribuidor não estava entendendo como o jogo funcionava e fez a gente jogar com ele e seu pai de 70 anos, a mãe, e a secretária em uma reunião às 10h da manhã. Todo mundo adorou.”

Mas foi somente em fevereiro de 2020 que Tânia decidiu comercializar o Jogo das Intenções. Depois de todos os preparativos em marketing e produção, o lançamento oficial foi pouco antes do Dia dos Namorados do ano passado.

Indicação ao Prêmio deu fôlego ao jogo

Tânia conta que ao receber a notícia que o Jogo das Intenções foi eleito como um dos finalistas na categoria Melhor Acessório Erótico de 2020 recebeu uma chama extra de motivação “eu pensei: opa, nós estamos no mercado, a gente tá nisso… E aí a gente se empolgou muito.”

“Quando comecei a interagir com o MercadoErotico.org comecei a entender o segmento. Eu me sinto muito honrada e feliz de fazer esse trabalho. Porque eu vejo como ele atende, ele supre uma série de mulheres, de pessoas, que encontram uma saída, para que nesse mundo doido, pudessem viver. Só isso, eu já me sinto realizada. Recebo muitos depoimentos.”

Nessa 3ª temos live com Tânia no instagram @mercadoerotico

Ela também adianta que o baralho deve ganhar versões internacionais após a consolidação no Brasil. Há muitas propostas de diversificação de produto em análise, além de novos mercados, inclusive de trabalho e empreendedorismo, com frentes de apoio social a mulheres vítimas de violência doméstica e risco social na pandemia.

“Adoro gente, adoro estar com pessoas, adoro fazer o bem para as pessoas. E a gente tá em um mundo novo. Então a gente tem um mundo novo pra viver, pra desbravar. Vamos ter que aprender a viver nesse mundo novo que ninguém tava esperando.E acho que nós do mercado erótico temos uma função muito importante nesse mundo: de transpor uma série de preconceitos e discriminações. De fazer da vida, o melhor que podemos fazer. Cada um vai fazer a sua história” finaliza emocionada.

Como Jogar o Jogo das Intenções

Segundo Tânia não há uma forma correta de jogar, mas há algumas sugestões iniciais:

1- JOGANDO PELA PRIMEIRA VEZ 

No Jogo não há resposta certa ou errada. O Jogo pode ser realizado em grupo e pode ter um@ mediador@ que conduz o Jogo incentivando a exposição de ideias, respeitando as opiniões diferentes. 

O Jogo pode ser com todas as cartas, por categorias e/ou por níveis de intensidade. A escolha das cartas depende dos objetivos d@s participantes. 

Se você vai usar com @ parceir@ e ainda não tem ideia do que vai rolar, separe as cartas do nível 1 ( ), da categoria que você quiser. Distribua as cartas igualmente para @ parceir@ e faça a pergunta para el@ e vice-versa. Você pode usar as cartas “Escape” quando @ parceir@ quiser “passar a carta”, evitando a questão. 

2 – JOGANDO 

São múltiplas as possibilidades: 

a. OPÇÃO 1: SÓ PRELIMINARES 

Separar cartas por categoria e exclusivamente do nível 1 é uma opção. 

b. OPÇÃO 2: SELEÇÃO DE CARTAS 

Cada jogador@ escolhe de 5 a 10 cartas e as reúne em um único monte – preliminares, safadeza e/ou ação, nível 1, nível 2 e/ou nível 3. 

Embaralham todas as cartas e distribuem entre os participantes. 

Deixe as cartas “Escape” sobre a mesa e cada jogador@ poderá usá-las somente uma vez. Outra forma de não responder a orientação da carta é @ jogador@ “pagar uma prenda”, cantar, despir uma peça de roupa, dizer um verso, telefonar para alguém… 

c. OPÇÃO 3: ROUBA-MONTE 

Embaralhe as cartas selecionadas e coloque no centro, entre @s jogador@s. As cartas devem estar viradas para baixo em um mesmo monte. 

Como jogar: 

• Cada jogador pega uma carta e faz a pergunta para @ parceir@. 

• Se @ jogad@r não aceitar a pergunta el@ pode pedir outra carta. El@ pode solicitar a troca de carta somente 3 vezes durante o jogo, ou então usar 3 vezes as cartas Escape. 

• O jogo termina quando acabam as cartas no RoubaMonte. 

Observação: se o jogo for em grupo, escolha uma regra para definir quem pergunta para quem. Exemplo: @ parceiro sentad@ à direita de você. 

d. OPÇÃO 4: CINCO X CINCO 

Embaralhe as cartas selecionadas e distribua 5 cartas para cada participante. Separe as cartas em um monte viradas para baixo entre @s jogador@s. 

Como jogar: 

1. Cada participante arruma as cartas em sua mão, virada para si. 

2. @ outr@ participante escolhe uma das cartas d@ jogad@r a sua frente ou d@ jogad@r a sua esquerda e responde ao conteúdo da carta. 

3. @ jogad@r que ficou com 4 cartas na mão, imediatamente pega outra no monte. Cada jogad@r deve sempre ter 5 cartas em sua mão. 

4. Jogam até acabar as cartas do monte. 

5. Outra opção é @ jogador@ não repor a carta que foi retirada pel@ outr@ jogador@ e o jogo finaliza quando todas as cartas das mãos tenham sido usadas.

Você pode criar outras formas para jogar! Use sua criatividade! O desafio é chegar ao final do jogo, o que dificilmente acontecerá!

Até hoje, Tânia e Luis jogam o Jogo das Intenções para descobrir novas formas de jogar.

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

prolapso-vaginal

Prolapso vaginal: o que é e como tratar?

O prolapso vaginal é a descida de um ou mais órgãos pélvicos, como bexiga, útero ou reto, em direção à vagina. Apesar de ser mais comum em mulheres após o parto, também pode afetar mulheres que nunca engravidaram. Saiba quais são os sintomas, como prevenir e tratar o prolapso vaginal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics