Mitos-cancer-prostata

CÂNCER DE PRÓSTATA: Fato ou fake.

Por Dr. Celso Marzano*

O câncer de próstata em estágio inicial não causa sintoma.

Fato. Geralmente (quase 95%) o câncer em estágio inicial, com poucos milímetros de tamanho não dão qualquer sintoma. Daí a necessidade da prevenção 1 vez ao ano a partir dos 40 anos de idade.

Quando o PSA é baixo não preciso fazer o exame de toque retal.

Fake. Na prevenção do câncer de próstata o toque retal deve sempre ser feito após 45 anos, pois ele pode estar presente em próstata pequenas ou grandes. Ele é silencioso, ou seja, pode não dar nenhum sintoma ou sinal clínico e estar instalado na próstata.

A elevação do PSA é uma certeza que estou com câncer de próstata.

Fake. O PSA pode estar acima dos limites da normalidade na próstata crescida (benigna) e na PROSTATITE, que é uma infecção da próstata, que eleva e muito o PSA. O ideal é passar pelo urologista, fazer ultrassom de próstata, exames de sangue (PSA) e o toque retal, para afastar o diagnóstico de câncer de próstata.

Sentir dor ao urinar é um dos principais sintomas do câncer de próstata.

Fake. Dor para urinar é sinal de inflamação ou infecção no canal do pênis (uretrite) ou infeção da bexiga. Só ocorre este sintoma em cânceres avançados e infeção de bexiga associados.

O câncer de próstata é doença de idoso.

Fake. O câncer de próstata pode ocorre precocemente em homens a partir dos 40 anos, sem sintomas e sinais clínicos. É mais comum em idosos acima de 70 anos, mas todo homem deve fazer a prevenção 1 vez ao ano para não ter surpresas no futuro.

Estudos mostram que sobrepeso e obesidade são riscos maiores para o câncer de próstata.

Fake. Ser obeso não parece aumentar o risco geral de câncer de próstata. Alguns estudos mostraram que homens obesos têm um risco menor de contrair uma forma de baixo grau (crescimento mais lento) da doença, mas um risco maior de contrair câncer de próstata mais agressivo (crescimento mais rápido). Não dá para confirmar esta frase.

Apenas a biópsia pode confirmar ou não o câncer de próstata.

Fato. A biópsia da próstata analisa as células com detalhes e determina o diagnóstico de certeza de ser um câncer ou não. O toque retal sugere, mas a biópsia nestes casos, são obrigatórias para se ter o diagnóstico correto.

Gostou dessas informações? Assista também a live de amanhã sobre Novembro Azul, um Toqu que Salva! Nessa quarta, dia 10/11, às 18h no instagram @mercadoerotico

*Dr Celso Marzano é médico há 37 anos, urologista, terapeuta sexual, educador sexual, palestrante e ex- professor colaborador na Faculdade de Medicina do ABC.

Autor Coluna Sexologia

A coluna SEXOLOGIA traz especialistas convidados para escrever sobre este tema tão amplo e que abraça tantas tribos diferentes. Quer participar? Envie seu artigo para o email contato@mercadoerotico.org

LEIA TAMBÉM

prolapso-vaginal

Prolapso vaginal: o que é e como tratar?

O prolapso vaginal é a descida de um ou mais órgãos pélvicos, como bexiga, útero ou reto, em direção à vagina. Apesar de ser mais comum em mulheres após o parto, também pode afetar mulheres que nunca engravidaram. Saiba quais são os sintomas, como prevenir e tratar o prolapso vaginal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics