Autonomia sexual é importante para as brasileiras

Segundo a pesquisa What Women Want, realizada pela Kantar, a autonomia sexual é um dos  aspectos mais importantes da composição da autoestima da mulher brasileira, com 23% de relevância.

Só perde para a autonomia financeira (24% de revelevância) , passando na frente na  liberdade de pensamento e expressão (22%), representatividade (16%) e conexões sociais (15%).

Esse novo estudo destrincha o conceito de autoestima em cinco dimensões importantes:

  • Autonomia financeira: ter acesso ao seu próprio dinheiro e controlar como ele é gasto;
  • Liberdade de pensamento e expressão: poder se expressar sem as limitações das pressões sociais e as expectativas sobre a feminilidade;
  • Autonomia sexual e corporal: a possibilidade de se sentirem confortáveis em seus próprios corpos e capazes de fazer escolhas propositivas para si mesmas sem vergonha ou julgamentos;
  • Representatividade: enxergar as mulheres de todas as formas, tamanhos, origens étnicas, papéis sociais e profissões tenham voz;
  • Conexões sociais: terem espaços em público para expressar suas opiniões e sentimentos sem se sentirem sozinhas.


autoestima da mulher brasileira 

A pesquisa da Kantar também comparou o nível da autoestima das mulheres em relação aos homens, mostrando uma diferença considerável.

Quase 20% das mulheres se sentem com baixa autoestima e apenas 10% dos homens declaram o mesmo; 36% do público masculino diz ter autoestima acima da média, contra só 28% do feminino.

comparativo-autoestima-outras-pessoas

Outro ponto revelado pela pesquisa é que, com o passar dos anos, as mulheres recuperam a confiança fortalecendo, desse jeito, a sua autoimagem.

autoestima-idade

Autonomia Sexual e Corporal

As mulheres querem se sentir confortáveis em seus próprios corpos e capazes de fazer
escolhas propositivas para si mesmas.

Elas também querem o direito de possuir e agir sobre sua sexualidade sem vergonha ou
julgamento.

A percepção de que os corpos das mulheres são constantemente observados e julgados
pelos outros permeia as discussões das mulheres sobre sua própria autoconfiança e
afeta diretamente suas ações, autoestima e até mesmo segurança.

Como fazer um marketing mais empoderador?

What Women Want traz também alguns insights sobre como gerar valor com ações de marketing e comunicação que verdadeiramente inspiram as cinco dimensões da autoestima da mulher.

“As mulheres querem marcas que genuinamente entendam o que as faz funcionar e as coisas que são realmente importantes para o seu empoderamento”, afirma Valkiria Garré, CEO da divisão insights da Kantar Brasil.

“Elas querem retratos na mídia que irão construir a autoestima para muitos, sem diminuí-las para os outros. Elas querem ver mais verossimilhança” .

Vejam outros aprendizados reunidos no estudo:

– Dê visibilidade às mulheres que tinham sido esquecidas o intencionalmente excluídas da história

– Crie conexões na vida real entre mulheres verdadeiras e diversas

– Vá além da diversidade mostrando casos existentes de mulheres empoderadas que possam servir de inspiração para outras

– Mostre as mulheres tal e como elas são, sem julgamentos e nem censuras sobre como deve ser o seu comportamento

– Amplifique as vozes daquelas que estão mudando o mundo com novos pensamentos e visões

– Dê o poder para as próprias mulheres transformarem aquilo que é verdadeiramente importante para elas, quebrando os tabus e ignorando as convenções de categoria para inovar de verdade

O estudo What Women Want está disponível para download aqui: https://go.tnsglobal.com/whatwomenwantbrasil

Metodologia

A Kantar realizou uma pesquisa com uma amostra representativa de homens e mulheres brasileiras para explorar os temas identificados no estudo, além de contar com dados de pesquisa semelhante realizada no Reino Unido.

Sobre Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

prolapso-vaginal

Prolapso vaginal: o que é e como tratar?

O prolapso vaginal é a descida de um ou mais órgãos pélvicos, como bexiga, útero ou reto, em direção à vagina. Apesar de ser mais comum em mulheres após o parto, também pode afetar mulheres que nunca engravidaram. Saiba quais são os sintomas, como prevenir e tratar o prolapso vaginal aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics