assessoria de imprensa para mercado erótico

Assessoria de Imprensa: um negócio de relacionamento

Assessoria de Imprensa é um serviço de relacionamento entre empresas e veículos de comunicação para elaborar, sugerir e realizar pautas que viram notícia de utilidade pública.

E o mercado erótico sempre foi uma fonte incrível de pautas. Como Zé Ramalho já cantava: “sexo é assunto popular”.  Mesmo em épocas em que a censura era forte, o sexo dava Ibope, não como conhecemos hoje, mas sob uma ótica pitoresca.

Fato é que, o que é velado, sempre quando revelado tem maior valor, não é mesmo? Sexualidade, e tudo o mais que a cerca de perto, suscita curiosidade. Muita gente não tem com quem falar sobre sua intimidade, tirar sua dúvidas, desabafar sobre suas inclinações e orientações.

A imprensa desde o seus primórdios fala sobre sexo e tem muitos leitores, expectadores e ouvintes. Quem estiver interessado pode ter acesso às informações veiculadas de forma anônima. Isso é muito prático e confortante para muitas pessoas.

Como funciona a assessoria de imprensa?

A Assessoria de Imprensa é um relacionamento entre empresas e profissionais com os veículos de comunicação através dos jornalistas.

Como vivemos em uma democracia, na teoria, qualquer cidadão pode ter acesso a esse relacionamento, buscando por si um contato dentro de uma redação ou produção para tentar um espaço e transmitir sua mensagem.

Porém, imagine como é o dia a dia de quem apura os fatos, faz reportagem, entrevista, redige, edita, revisa, publica, etc? É uma loucura!

Por isso, surgiram profissionais em assessoria de imprensa para agir como os advogados agem nos tribunais e os contatores que organizam as finanças. Em geral são jornalistas ou relações públicas que atuam como assessores de imprensa.

Ao longo dos anos, esses profissionais foram descobrindo fórmulas e técnicas que acompanharam o surgimento de novas mídias, se adequando aos formatos editoriais e descobrindo formas de trabalhar junto à imprensa.

Basicamente o processo passa pelas seguintes etapas:

  • Apuração – o profissional de assessoria de imprensa avalia, no mar de assuntos da empresa contratante, quais podem virar notícia e conseguir assim uma visibilidade espontânea.
  • Release – traduzindo para o português é a fase de lançamento do assunto, feito em geral por meio de um texto que compila todas as informações importantes sobre o assunto com seus pontos mais fortes para a pauta. Esse texto é enviado aos jornalistas de acordo com a editoria em que trabalham (no caso do mercado erótico quase sempre é comportamento).
  • Follow-up – é a fase de contato pessoal do profissional de assessoria de imprensa com os jornalistas onde elaboram melhor as possibilidades de pauta, avaliando se será uma reportagem, uma nota, uma entrevista, ou mesmo uma matéria de capa.
  • Acompanhamento – pautado o assunto é hora de produzir o material jornalístico. Nessa etapa, muitas vezes o contratante será solicitado em entrevistas para publicações impressas ou veiculações audiovisuais. Aqui, o assessor de imprensa além acompanhar toda a produção, também pode preparar melhor o seu cliente através de um midia training, ou seja, um treinamento em mídia, ensinando técnicas orais, expressão corporal e organização de discurso para que seu cliente aproveite o máximo do espaço concedido pela imprensa.
  • Relatório e clipagem – periodicamente é fornecido pelo assessor de imprensa um relatório onde fica relacionado todas as atividades do período analisado, com a clipagem ( registro da produção jornalistica)  para análise do andamento do trabalho e arquivo.

Press kit e Coletiva de Imprensa

Há ainda algumas estratégias extras que são aplicadas dependendo do perfil do assunto do cliente. Por exemplo: caso seja o lançamento de um serviço ou produto, pode ser elaborado um presskit contendo o release, fotos, trechos em vídeo e algum mimo. Todo esse material é reunido e contido em uma embalagem criativa ou sofisticada e enviado de forma exclusiva para alguns jornalistas de destaque.

Em aberturas e inaugurações é de bom tom enviar um convite impresso personalizado. Quando o evento é de grande vulto, contendo muitas informações ou mesmo em uma situação crítica que necessita de esclarecimentos é chamada uma “Coletiva de Imprensa”.

Na coletiva de imprensa é selecionado um grupo de jornalistas de diferentes veículos de comunicação para uma sessão única  e previamente agendada. Nessa sessão,  o cliente apresenta os fatos e abre espaço para perguntas dos jornalistas presentes de forma pública e imediata.

Como você pode usar a assessoria de imprensa?

  • Você é um terapeuta sexual ou profissional da sexualidade? A imprensa necessita de fontes como você para comentar pesquisas, ensinar técnicas, dar dicas e conscientizar a população sobre qualidade de vida sexual.
  • Você tem uma empresa que produz ou vende produtos sensuais? Muitos veículos de comunicação tem editorias dedicadas a lançamentos e novidades. Além disso, há interesse por parte de editorias de negócios, empreendedorismo e economia que querem noticiar sobre a atuação de empresas como a sua.
  • Você tem um evento que envolve sexualidade? Há espaço nas agendas e colunas sociais que noticiam antes e depois, chamando público e registrando o sucesso do seu evento.

Caso você queira conhecer melhor ainda o serviço de assessoria de imprensa, pode nos contactar pelo email contato@mercadoerotico.org ou deixar abaixo seu comentário.

Nossa equipe tem grande expertise e terá grande prazer em atendê-lo!

 

Entre com seu email para receber as atualizações:

Desenvolvimento FeedBurner

 

 

Autor Julianna Santos

Relações Públicas, atuante em assessoria de imprensa e gestão de conteúdo para internet. Pós graduada em Educação Sexual pelo ISEXP – Instituto Brasileiro de Sexualidade e Medicina Psicossomática da Faculdade de Medicina do ABC, atendeu a várias empresas e profissionais do ramo erótico de 2002 até atualidade, estando inclusive a frente da sala de imprensa da Erótika Fair de 2002 a 2010. Também é certificada em Inbound Marketing pelo HubSopt Academy.

LEIA TAMBÉM

lançamentos kalya 2024

Autocuidado e sensualidade: Kalya Cosméticos lança produtos revolucionários para o prazer e o bem-estar

A Kalya Cosméticos, firma-se como uma das marcas referências em qualidade e inovação no que diz respeito a formulação para cosméticos sensoriais, um dos motivos que faz a marca se manter como uma das principais no país desde a sua fundação em 1998. E agora lança no mercado produtos incríveis voltados para a sensualidade e autocuidado. Confira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by ExactMetrics